O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus no Distrito Federal. A informação foi divulgada às 18h15 deste sábado (7/3), na plataforma oficial da pasta. A paciente é uma moradora do Lago Sul, de 52 anos, que havia sido diagnosticada com a doença no primeiro exame, mas aguardava ainda a contraprova, realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Ela está em estado grave e respira por aparelhos.
A moradora deu entrada no Hospital Daher na última quarta-feira (4/3), às 21h32, se queixando de perda da força física, tosse e falta de ar. Segundo informações do prontuário médico, a paciente passou oito dias em Londres e também visitou a Suíça.
A paciente ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital privado até a realização do primeiro exame. Após esse resultado, ela foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), por volta das 20h30. A moradora do Lago Sul permanecerá na UTI do Hran para tratamento do quadro clínico, que é grave.
O Governo do Distrito Federal (GDF) agora busca identificar e acompanhar os passageiros que estavam nos voos que trouxeram a paciente de volta a Brasília. Ela chegou na capital em 26 de fevereiro.