Cidades

Grita geral

Santa Maria 
Ressonância magnética 
O motorista Gerson Gomes, 55 anos, morador de Santa Maria, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que solicitou, em outubro do ano passado, exames de ressonância magnética, mas ainda não foi atendido pela rede pública de saúde. “Eu me cadastrei na ouvidoria da Secretaria da Saúde, mandei todos os documentos que me pediram, mas até agora nada. A secretaria me informou que mandou a demanda para o Hospital de Santa Maria, mas nunca me ligaram”, protestou Gerson. 
 
» A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) informou que não há, no sistema de regulação, pedido de ressonância magnética registrado para o paciente em questão. O único pedido desse tipo de exame é do ano de 2011 e foi devolvido 
para complementar informações.




P Sul 
Quedas de energia
Constantes quedas de energia podem acabar danificando aparelhos eletrônicos que estejam ligados na tomada. Esse problema preocupa o estudante Maurício Ferreira, 19 anos, morador da quadra 18, no P Sul, em Ceilândia. “As quedas de energia nas quadras 18 e 14 acontecem direto. O pior é que demora horas para voltar. No fim de semana do carnaval acabou e ficamos muito tempo sem eletricidade. Mas o meu maior medo é de queimar os aparelhos de casa, o prejuízo pode ser muito grande. Gostaria de saber por que a energia cai tanto nessas quadras”, questionou Maurício.
 
» A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que, devido ao incêndio que atingiu a Subestação Ceilândia Norte, em novembro de 2019, a cidade inteira tem registrado episódios de sobrecarga na rede, já que a companhia precisou realizar manobras elétricas, compartilhando cargas de outras subestações que abastecem a região. A CEB informa que já autorizou a aquisição de três novos transformadores de grande porte, com valor médio de R$ 3 milhões por unidade, sendo que um destes será destinado à recuperação da Subestação Ceilândia Norte.  A companhia lembra que o transformador de subestação é um equipamento de grande porte e alta complexidade, cuja aquisição demanda trâmites que a Administração Pública determina para aquisições. Com relação à queima de equipamentos eletroeletrônicos, a CEB informou que é direito do consumidor solicitar o ressarcimento de danos.