No total, o HCB passa a ter 192 leitos ativados. O secretário de saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, explicou que a ativação faz parte do cronograma estabelecido em 2018, quando foi inaugurada a ala de internação. Para atingir sua capacidade completa, ficarão faltando apenas 10 leitos, destinados ao transplante de medula óssea.
Ala de internação
Inaugurada em novembro de 2018, a Unidade de Internação do HCB foi ativada progressivamente, de modo a garantir a segurança dos pacientes atendidos. A medida também obedece às determinações do contrato de gestão firmado entre o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável por gerir o HCB, e a Secretaria de Saúde do DF.
A ala de internação é dividida em oito blocos, conta com leitos voltados às especialidades clínicas, cuidados cirúrgicos, transplante de medula óssea, oncologia, cuidados paliativos e UTI. Vale lembrar que o Hospital da Criança de Brasília é o único hospital público do DF certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), um selo de qualidade.
Veja a reportagem