Cidades

Terracap começa estudos reabertura de Autódromo de Brasília

O órgão custeará a contratação de projetistas e engenheiros especializados para fazer projetos para o espaço. Em seguida, a iniciativa privada deve assumir o autódromo

A Agência de Desenvolvimento (Terracap) iniciou estudos para fazer nova concessão à iniciativa privada do Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet. Após cancelamento do certame por desqualificação do consórcio em janeiro deste ano, o órgão deve avaliar novas propostas de empresas.  

Antes de firmar parceria com a iniciativa privada, a Terracap custeará a contratação de projetistas e engenheiros especializados. Após a conclusão, o projeto será analisado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que empresas possam dar continuidade ao trabalho. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF) também fará análise dos planejamentos.  

O autódromo está fechado há mais 4 anos. Hoje, o lugar encontra-se com a pista inacabada e a estrutura comprometida. Em dezembro de 2014, o espaço recebia obras para abrigar uma prova de Fórmula Indy, entretanto, o TCDF suspendeu as intervenções por suspeitas de sobrepreço e falhas no projeto de engenharia.  

Agora, a ideia do Executivo é de que o local passe a receber grandes provas do automobilismo e assim movimento a economia da cidade. Ainda não há estimativas de valores ou prazos de entrega do autódromo. Porém, a expectativa é de que provas da categoria comecem a ser realizadas no lugar até o fim do ano que vem.