Cidades

Sindicato de colégios particulares faz orientações sobre coronavírus

A ideia da campanha é ensinar os alunos sobre práticas de higiene e reduzir um possível alarde desnecessário sobre o tema

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) divulgará informações sobre prevenção ao coronavírus. Nesta quinta-feira (27/2), a entidade começará a enviar o material informativo a diretores de colégios particulares da capital.  

A ideia da campanha é ensinar os alunos sobre práticas de higiene e reduzir um possível alarde desnecessário sobre o tema. De acordo com o presidente do sindicato, Álvaro Moreira Domingues Júnior, as diretrizes seguem as orientações passadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Educação.  

“Se resume em alertar, por exemplo, sobre higienização das mãos, não espirrar nos colegas e, em caso de algum sintoma da doença, ficar em casa e procurar atendimento médico”, explicou Álvaro. Segundo o presidente, a aglomeração de pessoas não é preocupante no âmbito escolar, já que a legislação já prevê número máximo de pessoas em sala de aula, o que gera posição de “salubridade satisfatória” para os colégios do DF.  

“O protocolo é o mesmo quando a gente enfrentou o H1N1. Estamos fazendo pesquisas e recebendo orientações dos órgãos competentes”, comentou. Álvaro explica que todo material será divulgado inicialmente por aplicativos de troca de mensagens e no site do sindicato e nas redes sociais posteriormente.  

Cinco casos suspeitos

O Distrito Federal tem cinco pacientes suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira (27/2), em coletiva de imprensa. A pasta ressaltou que ainda não há nenhum caso confirmado na capital, mas os cinco estão em análise por se encaixarem nas definições de quadros clínicos semelhantes.