Uma paciente que estava internada com suspeita de coronavírus em um hospital privado da Asa Sul teve a doença descartada após a divulgação de exames conclusivos na madrugada desta quinta-feira (27/2). A mulher foi submetida a testes de laboratório e, segundo o hospital, o resultado foi negativo para o novo coronavírus.
O caso estava sendo avaliado com cautela pela equipe médica e gerou preocupação na população do Distrito Federal, pois a suspeita foi manifestada no mesmo dia em que o Ministério da Saúde confirmou a primeira infecção por coronavírus de um brasileiro, em São Paulo.
A mulher avaliada no DF havia chegado de uma viagem à Itália, país que vive surto da doença. Com o resulado negativo, ela foi liberada, segundo o hospital. No momento, sabe-se de um caso ainda em observação no DF, de um senhor internado em uma unidade de saúde privada da Asa Norte.
Na última quarta-feira (26/2), havia no DF quatro pessoas com quadros clínicos suspeitos da doença. Três destes já foram descartados.
Fiscalização MP
Antes do carnaval, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da 2ª Promotoria de Defesa da Saúde (Prosus), pediu ao GDF o plano de contingência do governo para enfrentar o novo vírus. A expectativa do MP é que a resposta seja encaminhada nesta quinta-feira (27/2).
"Nesses casos, o que o MP faz é fiscalizar se o plano está em consonância com o plano nacional e se está sendo executado. É preciso ter ações de vigilância e de atenção à saúde, em caso de paciente com a doença", explicou o promotor Clayton Germano.
Atenção
O infectologista Leandro Machado elenca os principais sintomas da doença:
» Febre
» Dor de cabeça
» Tosse
» Dificuldade para respirar
» Dor muscular
» Pneumonia