A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) emitiu, na manhã desta terça-feira (25/2), um alerta de alagamento em decorrência da abertura das comportas da Barragem do Paranoá. O procedimento foi realizado no último dia 12 de fevereiro (assista ao vídeo) em função do alto volume de água do lago.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que, devido às chuvas fortes que ocorreram durante a madrugada de terça-feira (25/2), o volume de água do reservatório subiu rapidamente. Por volta das 6h30, atingiu a cota de 1000,60 metros.
Seguindo o regulamento do órgão, quando isso acontece é preciso dar início ao procedimento padrão para a abertura de comportas da barragem. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foram acionados e atuam no local.
Serão abertos somente 10 cm das comportas, minimizando o impacto à população ribeirinha. Importante ressaltar que o procedimento de abertura de comportas pode ocorrer novamente, caso o volume de chuvas nos afluentes que abastecem o Lago Paranoá continue intenso.
O volume de água pode subir rapidamente, a Defesa Civil recomenda que a população evite as margens do Lago Paranoá.