Cidades

Blocos infantis abrem o carnaval



Unicórnios, super-heróis, palhaços, sereias e borboletas. Uma mistura de mundos e personagens invadiu os espaços públicos da capital. Os bloquinhos infantis agitaram a manhã do primeiro dia de festa, e a garotada mostrou que entende de carnaval. Em meio a confete e espuma de sabão, os pequenos foliões pularam, brincaram e dançaram.

O difícil mesmo era sair de algum dos blocos sem um grande banho de espuma, a atração das brincadeiras da garotada no bloquinho Pintinho de Brasília, no estacionamento da Fundação Nacional das Artes (Funarte). A versão infantil do Galinho começou ao som da banda Canta Aqui Canta Acolá. Durante a festa, as crianças passaram debaixo da cordinha, cantaram a música do pintinho amarelinho, além dos tradicionais passinhos de frevo, com as sombrinhas típicas da dança. 

A folia divertiu tanto as crianças quanto os adultos. A servidora pública Camila Cabral, 38 anos, trouxe a família toda para curtir junto com a filha Alyce, 6, e os sobrinhos Maria Júlia, 7, Isadora, 4 e Luiz Caetano, 1. “Eu acho o carnaval de Olinda maravilhoso. Como não dá para ir para lá, a gente vem curtir junto com as crianças”, comenta. Por volta das 11h, uma forte chuva pegou os foliões de surpresa, mas nada que atrapalhasse a festa. A organização do evento estima que cerca de 3 mil pessoas passaram pelo local. 

A alegria do circo

No Setor Carnavalesco Sul, a magia do circo contagiava os pequenos foliões no bloquinho Vou Embora com o Circo. Saindo pela primeira vez, a festa trouxe palhaços, malabarismo e muita brincadeira. O servidor público José Roberto Fonseca, 59, trouxe os filhos gêmeos Martin e Malu, 3. “A gente gosta muito dos blocos infantis. Todo ano procuramos um para ir. Encontramos esse sobre circo, que é algo que eles amam”, comentou. A fantasia de palhaço foi a escolhida pela médica Fernanda Fonseca, 33, para o filho, Bento, 2. Para acompanhá-lo, Fernanda também caprichou no visual de bailarina. “A gente vai para os blocos desde os sete meses do Bento. Ano que vem ele vem com a irmãzinha Sofia”, diz ela, grávida de quatro meses. 

No bloco, as crianças brincaram com bolas e se divertiram com os palhaços e malabaristas. Vestida de unicórnio, Grasiele, 9, caprichou na maquiagem colorida, que ela mesma fez. “Está muito legal e divertido”, afirma a menina ao lado da irmã, Marta, 12.