Cidades

Capricho no look

Apesar de as fantasias tradicionais, elaboradas e cheias de detalhes, ainda fazerem sucesso e chamarem a atenção nos bloquinhos, são aquelas compostas por um acessório e acompanhadas de make caprichada que têm feito a cabeça dos foliões em Brasília. E é bom caprichar no look, pois o Correio premiará a melhor fantasia. Quem quiser participar, basta postar a foto no Instagram, usando a hashtag #cbfolia. A comissão avaliará criatividade, originalidade e contemporaneidade. As imagens também serão divulgadas ao longo do feriado, nas páginas do jornal impresso e no site.

Para arrasar na folia, o segredo pode estar na harmonia entre o acessório escolhido e a maquiagem. A orientação é usar a mesma paleta de cores do adereço na sombra aplicada sobre os olhos. E mesmo quem não tem tanta habilidade ou criatividade pode alcançar bons resultados com alguns truques simples. A maquiadora Jessica Pfaffenzeller explica que tons mais vibrantes, como azul, vermelho e amarelo, geralmente são os mais indicados. “São cores que se destacam, mas que não necessariamente carregam muito o olhar”, garante.

Como a produção carnavalesca tende a ser mais artística, a especialista recomenda iniciar a preparação pelos olhos, para evitar que resquícios de sombras manchem a camada de pó ou de corretivo. Na hora de esfumar, a orientação é aplicar as sombras com um pincel de cerdas macias e fofinhas, sempre com a mão bem leve. “Opte por maquiagens mais sequinhas e de preferência à prova d’água, isso ajuda o visual a durar muito mais tempo, sem o risco de derreter.”

Além disso, a resistência da maquiagem vai depender da qualidade da pele preparada. Antes de qualquer camada de base ou corretivo, é necessário limpar o rosto com o sabonete indicado — seja ele líquido, seja em barra —, caprichar na hidratação, e abusar do protetor solar, que é produto obrigatório.

Tendência
Gerente de uma loja de fantasias em Taguatinga, Eliza Vieira de Castro, 27 anos, conta que a movimentação cresceu desde a semana passada. “Inicialmente, vieram os pais em busca de fantasias para os filhos, que comemoram a data nas escolas. Agora, os adultos são maioria”, relata. Ela confirma que fantasias completas estão perdendo espaço e que o brasiliense está mais adepto dos acessórios, campeões de vendas.

“Além do glitter, que nunca pode faltar, as pessoas estão comprando máscaras relacionadas a séries, viseiras, como a Anitta usa, e itens de sereia”, completa Maria de Lourdes de Araújo Santana, 31, também gerente de loja de acessórios. A executiva de vendas Jéssica Araújo, 33, vai apostar nesse tipo de look este ano. “Vou me fantasiar de anjo. Vim comprar o material para mim e para três amigas, como asas e aréolas”, descreve.