Cidades

Polo Funarte receberá 20 artistas e bandas

Antes da participação no programa CB.Poder, o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, deu uma coletiva pela manhã para explicar o funcionamento do carnaval na capital federal, que neste ano será na Funarte, no Eixo Monumental. O chefe da pasta disse ontem que o GDF quer oferecer aos foliões uma festa que valorize as manifestações da cidade. “Nós optamos por valorizar o carnaval local, por reconhecer que nós temos muitos artistas e muito o que apresentar para todo o Brasil, e até além Brasil. Porque o carnaval de Brasília está tomando proporções gigantes e é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou. A expectativa é de que cerca de 1,2 milhão de pessoas saiam às ruas para curtir a folia na capital federal.

No Polo Funarte, o espaço será do palco Brasília 60, no qual 20 artistas e bandas se apresentarão nos quatro dias de festa. A programação do local contempla ritmos como frevo, samba, axé e forró. Entre os destaques da programação estão as cantoras Renata Jambeiro e Dhi Ribeiro, além da Orquestra Marafreboi e da banda Maria Vai Casoutras.

Segurança e respeito  
O secretário reafirmou o compromisso quanto à segurança dos foliões — há duas semanas, Matheus Barbosa Magalhães, 18 anos, foi assassinado a facadas durante um bloquinho na área externa do Museu Nacional da República. Mesmo com o crime, o local receberá o CarnaMuseu, uma espécie de carnaval alternativo, com cinco dias de duração. “Eu asseguro que estão trabalhando intensamente para promover a segurança do cidadão. Fiquei muito aliviado nesse último fim de semana. Os incidentes que aconteceram são aqueles normais para esse tipo de evento: apreensão, algumas prisões, essas coisas que acontecem em grandes eventos públicos. Mas a vigilância está redobrada.”

A Secretaria de Cultura também lançou a campanha Brasília: Um carnaval de respeito, que tem como objetivo conscientizar a população para o apreço à mulher, à diversidade e à vida. “É uma campanha conjunta com outras secretarias, para promovermos cidadania durante o carnaval e, sobretudo, respeito às minorias, aos grupos alternativos e à vida”, ressaltou o secretário de Cultura.

* Mais informações e a programação completa do carnaval está no site www.brasiliacarnavalderespeito. df.gov.br.