Convite para o diálogo com Bolsonaro em abril
Ibaneis Rocha (MDB) se uniu a outros 19 governadores na trincheira contra o presidente Jair Bolsonaro. No fim de semana, os políticos se falaram por telefone e costuraram uma reação conjunta a declarações do presidente sobre fim do ICMS de combustíveis nos estados e atuação política de polícias em favor de governos, especialmente no caso da morte do capitão Adriano, na Bahia, sob gestão petista. Disso saiu ontem uma carta em que eles se dizem confrontados e pedem paz para atuarem juntos. O texto final foi arrematado por Ibaneis. Ele deu a forma, mas o pensamento é de todos os 20 signatários. Surgiu, assim, o convite para que Bolsonaro participe do próximo Fórum de Governadores, daqui a dois meses, em 14 de abril. Até lá, ou o caldo esfria ou entorna.
Goleada
No domingo, o governador Ibaneis Rocha foi ao Mané Garrincha com os filhos João Pedro e Mateus assistir à final da Supercopa e a goleada do Flamengo. O time rubro-negro só tem lhe dado alegrias.
MP no comando do Judiciário do DF
Eleitos pelos colegas na semana passada, os dois desembargadores que vão presidir os tribunais do DF pelos próximos dois anos entraram na magistratura local pela vaga do quinto constitucional do Ministério Público. Romeu Gonzaga Neiva, que vai liderar o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), foi até vice-procurador-geral de Justiça e se tornou desembargador em 1998, nomeado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) assume a presidência o ex-procurador-geral de Justiça do DF Humberto Adjuto Ulhôa. Ele foi nomeado desembargador em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Relator do reajuste da segurança promete pressa
Relator do Projeto de Lei do Congresso Nacional 01/2020, que altera a LDO para autorizar a recomposição salarial das carreiras custeadas pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) se comprometeu a fazer a sua parte com agilidade na tramitação da matéria. Ele esteve ontem na Câmara Legislativa, onde foi recebido pelo líder do governo, Cláudio Abrantes (PDT), e pelo presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), ao lado de representantes dos sindicatos da Polícia Civil do DF.
Tudo pode acontecer
Líder do governo no Senado, Eduardo Gomes (MDB-TO) tem tudo para ajudar na tramitação do reajuste das polícias e do Corpo de Bombeiros do DF. Além da boa relação com o governo Bolsonaro, ele é do partido do governador Ibaneis Rocha e tem boa interlocução com setores da Polícia Civil. Pode ajudar, a não ser que forças de bastidores atrapalhem.
Superlotação e tarifa alta
A lotação dos ônibus em horário de pico continua sendo o maior desconforto do sistema de transporte público do DF. É o que aponta auditoria promovida pelo Ministério Público do DF, no projeto “Como anda meu ônibus”. Outro destaque foi a percepção negativa sobre o preço da passagem.
Na Escolinha do Professor Raimundo
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, postou no Twitter uma mensagem cheia de erros, provavelmente de brincadeira. A ironia é duvidosa. “ Oje, intregamos 120 ônibus iscolares a municípios de São Paulo. No ano paçado, mais de 1300 foram entregues em todo o Brasil. O Governo @jairbolsonaro já disponibilizou atas a estados e municípios para aquisição de mais 6200 ônbus. Espero que dessa forma a notícia chegue a todos“. Pouco antes, falando sério escreveu: “Aonde (sic) está a pompa e a liturgia do cargo?”.
A pergunta que não quer calar….
Não é um exagero provocar polêmica quando uma atriz simplesmente se veste de índia no carnaval?
Siga o dinheiro
R$ 1.911.215,05
Valor destinado pela Política Militar do DF para compra de alimentos para cavalos do Comando de Policiamento Montado.
Só papos
Só papos
“Quem é responsável pela morte de capitão Adriano? PM da Bahia do PT. Precisa falar mais alguma coisa?"
Presidente Jair Bolsonaro
"Morte de miliciano acusado de crimes não deveria ser assunto do presidente da República, e sim da Polícia"
Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB)