Com expectativa de aumento de passageiros durante o carnaval, o Aeroporto de Brasília contará com 37 voos extras durante o feriado, que acontece entre os dias 21 e 26 de fevereiro. A previsão é que 246 mil foliões passem pelo terminal brasiliense, que vai operar 1.705 pousos e decolagens no período.
As regiões Nordeste e Sudeste serão as mais visitadas pelos passageiros do Aeroporto de Brasília. O dia com maior fluxo deverá ser na sexta-feira (21), entre os horários de 6h às 12h e de 18h às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas, o pico de movimentação deve ocorrer a partir das 8h.
Outra novidade do aeroporto para o carnaval é a mudança dos painéis informativos de voos. No feriado, os painéis terão carinhas, os emojis, das redes sociais — adaptados para transmitir sensações aos passageiros, em complementação às informações habitualmente disponibilizadas.
A Inframerica recomenda que os passageiros cheguem com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais, e 2h30 para internacionais. Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando — cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Tablets e laptops também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas. Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.
Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.
Veja outras informações importantes para ter uma viagem tranquila:
· Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site ou pelo aplicativo do Aeroporto.
· Todos os passageiros devem portar documento original com foto para embarcar, como carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte.
· A Inframerica lembra que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao "Achados e Perdidos". A sala fica localizada próximo ao balcão de pagamento de estacionamento, de segunda a sexta-feira, de 7h às 23h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.
· Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivos de segurança, não deixe seus pertences desacompanhados.
· O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
· Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones.
· Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros, as corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de entrar no carro.
· Vai viajar com criança? Se você for viajar com crianças, preste atenção na documentação exigida para cada tipo de viagem. Fique atento, pois há diferença nas autorizações para voos domésticos e internacionais, assim como para menores acompanhados por um ou nenhum dos guardiões legais. Caso tenha qualquer dúvida, procure orientações no Juizado da Infância e Juventude do Aeroporto, no escritório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), localizado no mezanino do Terminal 1.
Com informações da Inframérica.