Samambaia
Ônibus lotado
A farmacêutica Karina Cortez, 26 anos, reclamou da superlotação dos ônibus da linha 380, que liga Samambaia Norte à Rodoviária do Plano Piloto. Grávida, ela contou sofrer com o problema, sobretudo no período da manhã, entre 6h e 7h. “Minha barriga ainda está pequena, vou sempre em pé, ninguém cede o lugar. Muitas vezes nem seguram minha bolsa. Eu sei que estou no começo da gestação, mas sempre é bom ter cuidado para não ter nenhum tipo de problema. Seria ótimo se fosse possível aumentar as linhas”, disse Karina.
» A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que, além da 380, as linhas 373 e 373.3 também fazem o trajeto entre a 2ª Avenida de Samambaia Norte e a Rodoviária do Plano Piloto. As três linhas têm, no total, 62 viagens, sendo nove saídas entre 6h e 7h. A pasta acrescentou que os coletivos contêm avisos com a informação de que todos os assentos são preferenciais, obedecendo ao estabelecido por lei, sendo dever dos passageiros respeitar os usuários beneficiados pela medida.
Asa Sul
Pedido de aposentadoria
O leitor Simão Szklarowsky, 58 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com a coluna reclamando que deu a entrada no processo de aposentadoria em julho de 2019 e, até hoje, não foi atendido pelo INSS. Ele disse que os procedimentos estão demorando muito e, com isso, as complicações financeiras apareceram. “Quando dei entrada, levei todos os documentos, fui pessoalmente entregar, mas, até agora, não fui respondido. Liguei na ouvidoria e nada também. A única coisa que me falaram é que ainda está em processo pendente. Estou sem renda, preciso me sustentar”, afirmou Simão.
» O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que o Simão não requereu uma aposentadoria. O pedido dele é um requerimento de cálculo de contribuições em atraso, serviço que não dá direito a se aposentar. Segundo o INSS, a melhor opção ao segurado seria ele entrar logo com o pedido de aposentadoria. Somente o pedido de aposentadoria garante a ele a data de entrada do requerimento para efeitos retroativos, caso ele tenha direito ao benefício.