O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) emitiu um alerta, na manhã desta sexta-feira (7/2), recomendando que usuários de smartphones e tablets não utilizem carregadores USB oferecidos gratuitamente por estabelecimentos comerciais ou totens de recarga. De acordo com a Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) do MPDFT, há riscos de ataques cibernéticos.
A Espec afirma que criminosos podem aproveitar falhas de seguranças desses terminais públicos de recarga para instalar vírus e programas maliciosos no dispositivo do usuário, com a intenção de roubar informações pessoais e bancárias. A técnica é mundialmente conhecida como juice jacking, um tipo de ataque cibernético.
No documento, a unidade também alerta sobre os riscos à privacidade, pois, em muitos casos, os invasores usam das informações, fotos, vídeos ou qualquer outro documento obtido por meio da invasão para chantagear e extorquir as vítimas.
No alerta, o MPDFT recomenda que os cidadãos devem optar sempre pelo carregamento convencional, conectado diretamente na rede elétrica ou bateria portáteis de recarga. Na falta das duas opções, o usuário deve desligar o aparelho para evitar tráfego de dados durante a recarga em terminais públicos que usam o USB.
Com informações do MPDFT