Agentes da 23ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Sul) deflagraram, na manhã desta terça-feira (4/2), operação de combate a homicídios e roubos na região do Sol Nascente. Os envolvidos são acusados de roubo majorado (com uso de violência ou de arma) e tentativa de homicídio.
Na ação, batizada de Operação Cyberion, dez homens foram presos, sendo nove em prisão preventiva e um em temporária. Ao todo foram expedidos 11 mandados de prisão. Alvo de um dos mandados, Jhon Edson Duarte de Souza, 23 anos, chegou a ser considerado foragido, mas foi capturado, na manhã desta terça-feira (4/2), na cidade de Uruana (GO).
Marcos Vinícius de Oliveira Cardoso, 18 anos ainda é procurado pelos investigadores. A polícia divulgou imagem do rapaz e orienta que, em caso de informações sobre o suspeito, deve-se entrar em contato pelo número 197. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
Roubo a motorista
Um dos presos na operação desta terça-feira (4/2), Mateus Pereira Alexandre era procurado por assalto a um motorista de aplicativo, em Ceilândia Sul, em junho do ano passado.
Na ocasião, o suspeito roubou o celular e o carro da vítima, que chegou a entrar em luta corporal com o criminoso. No entanto, não se feriu.
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) mostram que, em média, a cada 82 horas, um motorista de transporte por aplicativo é vítima de roubo com restrição de liberdade na capital do país.
No ano passado, 107 desses profissionais sofreram um sequestro. O número é 181% maior se comparado a igual período de 2018, quando houve 38 registros. As tentativas de latrocínio também aumentaram 22% (de nove para 11). Latrocínios somam dois casos nos dois anos.