Cidades

Empresas reforçam a segurança

O Correio entrou em contato com as empresas do sistema de transporte por aplicativos. Em nota oficial, a Uber respondeu que a segurança dos profissionais parceiros é prioridade. “Estamos sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Hoje, uma viagem pelo aplicativo inclui diversas ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem”, alegou o texto.

A empresa explicou que o aplicativo “exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e a data de nascimento, dados que são checados na base de dados do Serasa. Desde o ano passado tanto o aplicativo do usuário quanto dos motoristas parceiros foram atualizados com o lançamento do botão Recursos de Segurança. O recurso oferece a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Além disso, a plataforma reúne todas as informações mais importantes do assunto na Central de Segurança.”

A Uber acrescentou que um novo recurso visando a segurança do motorista chegará ao Brasil no primeiro semestre deste ano. “Com o objetivo de prevenir que pessoas mal-intencionadas usem o aplicativo, a Uber começa a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados”, informou.

Ferramentas

Em nota, a 99Pop também assegurou que “investe continuamente em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento imediato.” A companhia ressaltou que, visando a proteção dos motoristas, informa detalhes sobre as viagens antes que a corrida seja aceita. “A 99Pop mostra aos motoristas informações sobre o destino final, a nota do passageiro e se ele é frequente — além de exigir que todos os passageiros incluam CPF ou cartão de crédito. Durante o trajeto, ferramentas como câmeras de segurança e compartilhamento de rotas estão disponíveis. Depois das viagens, uma central telefônica 24h para emergências oferece apoio imediato em caso de necessidade”, destacou.