Correio Braziliense
postado em 22/01/2020 17:03
Um filhote da raça Pastor Belga de Malinois, com apenas 45 dias de vida, aguarda o crivo popular para ser batizado. O cachorro pertence ao Batalhão de Policiamento com Cães da Polícia Militar do Distrito Federal (BPCães), que decidiu abrir ao público a escolha do nome.
Os profissionais da corporação já pré-selecionaram os nomes Mike ou Stive. A votação foi aberta nesta quinta-feira (22/1), na conta de instagram da PMDF: @pmdfoficial. O filhote que será batizado faz parte de uma nova ninhada doada, composta por três machos e duas fêmeas. Os novos cachorros entram para a matilha que integra os trabalhos do BPCães.
Ao todo, a PMDF tem 56 cães. Há exemplares das raças Pastor Belga Malinois, Pastor Holandês, Pastor Alemão, Labrador e Rottweiler.
Treinamento
Cada cachorro é acompanhado e treinado por um policial distinto. O treinamento começa logo no quinto dia de vida, de forma curta, mas suficiente para checar as aptidões do animal. Inicialmente, são levados a ambientes diferentes, como salas fechadas, manilhas de esgoto e locais cheios, para que aprendam a não ter medo.
O treinamento oficial começa quando o animal completa seis meses. Nessa fase, ele aprende a manter a calma em situações caóticas. Além disso, cão é condicionado a reconhecer odores de substâncias e entorpecentes diversos e até de armas de fogo, munição e explosivos, para realizar apreensão em operações.
A fase final, chamada de associação, é quando os cães estão aptos a identificar os odores e reconhecer as situações a que são submetidos.
Cuidados
Para adquirir essas habilidades, os animais têm uma rotina regrada, com treinos de manhã e de tarde que duram até 4 horas cada. A alimentação é balanceada e controlada por veterinários. Quando não estão trabalhando, os animais ficam em baias de 6 a 7 metros quadrados. Eles têm dormitórios e um terraço para aproveitar o tempo livre.
A PMDF conta ainda com dois veterinários e três auxiliares para cuidar dos cães. Periodicamente, os cachorros fazem exames para monitorar a saúde. As viaturas possuem um espaço especial para acomodá-los e são conduzidas com extremo cuidado para não machucar os animais.
*Com informações da Agência Brasília*
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.