A construção consistirá na interligação da pista Avenida do Sol, a qual fará o cruzamento do Sol Nascente ao Pôr do Sol, entre a BR-070 na altura da QNR até a Avenida Elmo Serejo. “Essa avenida é para tirar a cidade da ilegalidade. Acaba com invasão, cria equipamentos públicos como delegacia e escolas e dá qualidade a todos esses ambientes”, destacou o governador Ibaneis Rocha (MDB).
A pista também será cercada por calçadas, canteiro central, iluminação e arborização. Segundo o GDF, o investimento estimado para a construção é de R$ 28 milhões e a obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). A licitação, ainda de acordo com o órgão, deve sair nos próximos meses após a conclusão do projeto.
Nova cidade
Em 13 de agosto, a Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei que criou a região administrativa Pôr do Sol/Sol Nascente. Vinte e um distritais votaram a favor e houve três ausências. À época, na proposta protocolada pelo Executivo, a criação da cidade tinha como por objetivo “atender os propósitos relativos à descentralização administrativa, utilização racional de recursos para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida na cidade”.Até 14 de agosto, a área do Pôr do Sol/Sol Nascente fazia parte de Ceilândia, mas o governador Ibaneis Rocha sancionou a lei da criação da cidade. No total, há 22 mil residências no local, das quais mais de 17 mil são irregulares.
Memória
Escola, água, luz e saúdeEm 14 de dezembro, o GDF entregou 132 apartamentos no Sol Nascente/Pôr do Sol. A medida beneficiou mais de mil pessoas. Durante a cerimônia de entrega das chaves, o governador garantiu 60 mil casas e a regularização de mais 300 residências. Ainda para este ano, a previsão de Ibaneis é de que todos os moradores tenham asfalto, água, luz, saúde, escola, creche, delegacia e batalhão da Polícia Militar.
Outra medida é a construção de uma unidade básica de saúde (UBS) na região. O edital de licitação foi publicado no final de novembro de 2019 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O centro de saúde ficará localizado na QNR 2, Área Especial 12 e a previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre deste ano, segundo a Diretoria de Atenção Primária (Diraps) da Região de Saúde Oeste.
O projeto arquitetônico inclui salas de acolhimento, vacina, espera, reunião, almoxarifado, auditório e banheiros com acessibilidade, entre outros espaços. O plano foi elaborado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a obra está orçada em R$ 3.954.514,44.