Cidades

Escola desocupa terreno

Sem receber o aluguel há dois anos, associação responsável pelo local pediu a saída do colégio, o que foi feito ontem, após oito meses de espera. Rede de Ensino Certo garante que as atividades dos estudantes não serão afetadas



Por ordem judicial, a Escola Certo, em Taguatinga, desocupou ontem o terreno do Lar dos Velhinhos, em Taguatinga. O local pertence à Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte e estava alugado, mas o colégio estaria inadimplente há dois anos. A dívida seria de cerca de R$ 360 mil.

De acordo com a advogada da associação, Michele Queiroga, o dinheiro é utilizado para manutenção do asilo e compra de material para os idosos. “Se o aluguel fosse pago, o asilo teria condições de receber mais gente, já que tem fila de espera”, destacou.

A determinação para que o estabelecimento liberasse o espaço foi feita pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) na quinta-feira. Segundo Michele, em abril de 2019, o juiz da 1ª Vara Cível de Taguatinga determinou a intimação da escola e deu prazo de oito meses para os donos desocuparem o imóvel. “O prazo se encerrou em 26 de dezembro e era para desocupação voluntária. Agora, a Justiça determinou a desocupação forçada”, disse. De acordo com a advogada,  foi decidida a devolução do local com urgência e com autorização de uso de força policial, se necessário, para que o prazo não se estendesse até o começo do período letivo.

O diretor administrativo do Colégio Certo, Wesley Borges, disse ao Correio Braziliense que a área alugada fica ao lado do colégio e não interfere nas atividades escolares. “Nós urbanizamos o local, e o Lar triplicou o valor do espaço. Depois disso, perdemos o interesse. Para nós, esse fechamento não foi uma surpresa. Além disso, não traz prejuízo algum para a escola”, garantiu.

Wesley reforçou que antigamente a instituição usava a área para recreação dos alunos, mas que, em 2015, o local deixou de ser usado. “Era como uma praça, com mesas e espaço arborizado para ser utilizado pelos estudantes do colégio”, acrescentou.

De acordo com o diretor administrativo, os proprietários não se isentarão da multa. “A escola é idônea e não vai se eximir em pagar. A situação não compromete o colégio em nada. Só tive uma ligação de um funcionário sobre o assunto. Não teve repercussão por parte dos pais dos alunos. Acredito que deve ser por conhecerem o local e como aqui funciona”, afirmou.

O colégio expediu nota afirmando que não há interesse na utilização do terreno e não gerará prejuízos ao funcionamento da escola, que tem tem turmas da educação infantil até o ensino médio. Disse ainda que o caso é acompanhado pela assessoria jurídica da empresa, seguindo o trâmite normal.
 

Atendimento
O Lar dos Velhinhos é uma instituição religiosa católica que atende
gratuitamente 32 idosos carentes e com problemas de saúde. 


"Se o aluguel fosse pago, o asilo teria condições
de receber mais gente, já que tem fila de espera”
Michele Queiroga,
advogada da Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte