O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que a cratera aberta na W3 Norte, na altura da 709/710, foi fechada e que o trânsito de veículos na região foi totalmente liberado no começo da noite desta quinta-feira (9/1). Uma das faixas da pista havia sido interditada.
O buraco estava aberto desde a tarde de quarta-feira (8/1). Às 12h desta quinta, equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), do Detran e da Secretaria de Cidades do GDF estiveram no local para apurar as causas da erosão e identificar se havia risco da abertura de novas crateras.
Em nota, a Novacap afirmou que, após o início dos trabalhos de correção, verificou-se o rompimento de uma rede de água potável. No local, existe um ramal de águas pluviais desativado, de responsabilidade da Novacap. Esse ramal estava coberto por terra carregada pela água devido ao rompimento da rede de água potável. O problema foi corrigido.
A Caesb disse que houve um rompimento em uma rede de água da companhia, provavelmente causado por pedras e pedaços de meio-fio que estavam sobre a rede. Técnicos estiveram no local e efetuaram o reparo. Não houve interrupção no fornecimento de água em nenhuma localidade.
População
A cratera assustou os comerciantes da Asa Norte da região. Pessoas que trabalham próximo ao local perceberam que um buraco estava sendo formado, então decidiram entrar em contato com a Administração de Brasília, mas não foram atendidas. “Ligamos e não conseguimos falar, então resolvemos encaminhar um vídeo para a imprensa. Só a partir daí as equipes chegaram para o atendimento”, contou o comerciante Luciano Alencar Oliveira, 29 anos.
A Administração Regional de Brasília informou por meio de nota que o atendimento não pode ser realizado, pois no momento, estavam sem funcionamento nos telefones.
João de Oliveira Medeiros, 33, comerciante da quadra, contou que o buraco é antigo, mas que aumentou rapidamente. “Nós só percebemos ontem (quarta-feira), mas acredito que já está aí há muito tempo, a chuva deve ter aumentado o tamanho.” João ainda comentou parte da via só foi interditada por volta das 11h. Antes disso, os veículos circulavam normalmente.
Memória
Em 25 de dezembro do ano passado, a abertura de uma cratera às margens da via de acesso à BR-070, na altura do Setor O, em Ceilândia, assustou motoristas e moradores da região. Duas das três faixas da pista, no sentido Águas Lindas-Ceilândia, foram interditadas, para que a operação pudesse ser realizada. A erosão tinha aproximadamente cinco metros de comprimento e três metros de profundidade.