O Ylê Axé Oyá Bagan recebe, no próximo sábado (11/1), um ato inter-religioso contra a intolerância. A iniativa tem o apoio da da Subsecretaria de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), correalizadora do evento.
O objetivo da ação é alertar a população do DF sobre as agressões sofridas por diversos templos e praticantes de religiões de matrizes africanas. Às 10h30, serão realizadas rodas de conversa sobre a temática. O ato está marcado para as 12h, em torno de um exemplar de pau-brasil, plantado em 2016 pela United Religions Iniciative (URI), depois de uma visita em apoio ao templo que pegou fogo em 2015. Após o evento, haverá um almoço de confraternização.
Combate à intolerância
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21/1) foi instituído pela Lei Federal nº 11.635 como referência para o combate à intolerância motivada por religião. A data foi escolhida em homenagem à Gildásia dos Santos e Santos (Mãe Gilda). A líder religiosa Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum foi vítima de enfarte que causou sua morte, após enfrentamento a uma situação de intolerância religiosa, no estado da Bahia em 21 de janeiro de 2000.