Passado o Natal, o consumidor volta aos shoppings e às lojas para as trocas de presentes. O presidente do Sindivarejista, Edson Castro, avalia que este é um momento importante para o comércio, pois também contribui para o aumento nas compras. ;Com as trocas, os clientes acabam encontrando algo que queriam e comprando ou se interessando por um artigo mais caro e pagando a diferença;, explicou.
Foi justamente a troca que levou os aposentados Maria Auxiliadora Santana, 64, e Ubirajara Gomes, 80, ao shopping. ;Ele (Ubirajara) ganhou um sapato que não é muito o estilo dele; então, viemos trocar. A gente sempre vem nesta semana pós-Natal, porque, em janeiro, é mais complicado. Tem viagem, e o tempo fica mais curto;, conta Maria Auxiliadora. Sobre compras, ela garante que não caiu na tentação. ;Vim focada em apenas trocar o presente;, brincou.
Mais confiança no comércio
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,3 pontos entre novembro e dezembro, chegando a 98,1. A informação é da Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo a FGV, o avanço foi influenciado pela melhora no Índice de Situação Atual (ISA-COM), que aumentou 0,9 pontos, chegando a 95,8. O Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,4 pontos, ficando em 100,5. A fundação destaca que o comércio encerra o ano com um índice de confiança próximo aos 100 pontos, porém os empresários estão cautelosos com a sustentação da recuperação do setor. A eventual continuidade dependerá da melhora mais expressiva da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho, segundo a FGV.