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Comércio do DF tem o melhor Natal dos últimos 5 anos: crescimento de 6%

O levantamento do Sindicato do Comércio Varejista consultou mais de 30 mil lojas. O crescimento superou os 4% registrado no Natal passado

Agatha Gonzaga
postado em 25/12/2019 22:09
O levantamento do  Sindicato do Comércio Varejista  consultou mais de 30 mil lojas. O crescimento superou os 4% registrado no Natal passadoAs vendas de Natal superaram as expectativas de comerciantes do Distrito Federal. Um levantamento do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) indicou um crescimento de 6%, média superior a registrada no último ano de 4%. A entidade reúne 30 mil lojas de rua e de shoppings.

Entre os setores que mais se destacaram está a venda de roupas, brinquedos e calçados. Segundo o Sindivarejista, estes tiveram um crescimento de de 7,2% em razão do 13; salário, que injetou R$ 7,6 bi na economia local, e dos R$ 30 milhões do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

O gasto médio com presentes subiu de R$ 240 no último Natal para R$ 263 e o cartão de crédito foi a forma de preferida de pagamento para 96% dos consumidores.

De acordo com presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, outra justificativa para o salto nas vendas se deve a redução dos juros e da inflação ao longo do ano. Os itens somados contribuíram para aumentar o poder de compra dos consumidores.

;Além disso, os shoppings investiram R$ 20 milhões em decoração e prêmios para os consumidores. A receita deu certo porque as lojas acusaram movimento recorde, principalmente, entre os dias 20 e 24; observou.

Segundo a entidade este é o melhor resultado dos últimos cinco anos. Em 2014, nesta, o faturamento das lojas aumentou 2%, em 2015, 2%, em 2016, 2,8%, em 2017, 3%, e, em 2018, 4%.

Trocas

Começa amanhã (26/12) a temporada de trocas de mercadoria e venda de produtos para a noite de réveillon. A expectativa é de que as vendas continuem impulsionadas, segundo explica o presidente. ;Geralmente, quem faz uma troca acaba comprando outro produto e isso é benéfico para o comércio;, finalizou.

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