Jornal Correio Braziliense

Cidades

Concurso: 'Brasília, Nossa Capital' divulga vencedores de melhor foto

Setur anuncia alunos vencedores de concurso de fotografia do programa Turismo Cívico

A Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação premiou os vencedores do Programa de Turismo Cívico Pedagógico ; Brasília, Nossa Capital, realizado ao longo de 2019. Os estudantes que fizeram as melhores fotos durante as visitas do programa de turismo cívico-pedagógico receberão um prêmio em dinheiro e terão suas fotografias expostas durante a comemoração do aniversário de 60 anos de Brasília, completos em 2020.
O objetivo do programa ;Brasília, Nossa Capital; foi de oferecer educação patrimonial aplicada ao turismo, por meio visitas aos diversos pontos turísticos da capital, guiados por guias turísticos, para que o aluno pudesse, além de observar e conhecer as localidades, ter acesso às informações que permeiam o patrimônio.
Três temas fundamentais dão base às visitações: a transferência da capital do Brasil e a sua construção no centro do País; a capital federal enquanto símbolo nacional da República Federativa do Brasil; e a cidade planejada, considerada obra prima do gênio criativo humano e Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.
Cerca de 200 alunos participaram das ações. De escolas de Planaltina, Recanto das Emas, Gama e Paranoá. As fotografias e vídeos dos alunos serão estrelas dos próximos materiais publicitários para divulgação do projeto. Os estudantes visitaram, dentre outros, o Palácio do planalto, a Catedral, a Ponte JK e a Praça dos Três Poderes.
O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (20/12), durante a cerimônia de encerramento do projeto. Os vencedores foram do Gama foram: em primeiro lugar, Guilherme Ferreira dos Santos; em segundo Kárytha Waleska Barbosa Leite e em terceiro, Vinicius Dumond Marques Evangelista. Já em Planaltina o primeiro lugar ficou com Kayo Magalhães de Oliveira, o seguindo com Emerson Dourado Barbosa e o terceiro com Ageu Pereira de Matos. Os premiados do Recanto das Emas foram em terceiro lugar Matheus Santos, em segundo, Daniel Goes Rodrigues dos Santos e em primeiro Leonardo Medeiros de Sousa.
Os premiados desta edição são alunos de escola públicas do DF que participaram do projeto Turismo Cívico, que utiliza como fio condutor os conteúdos interdisciplinares em torno de Brasília e a sua importância nos cenários econômico, social e político e histórico-cultural do país. O roteiro do projeto tem duração de três dias e é direcionado a estudantes de todas as escolas do Brasil.
Não só como turismo, o projeto tem uma premissa de memória e de identidade é fundamental para que tenhamos adultos que reconheçam seu papel perante a sociedade. O Secretário de educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz dos Passos reforça que o programa promove aos alunos escolhidos a oportunidade de conhecer mais a cidade. ;Muitos desses colaboradores não teriam a oportunidade de conhecer, saber como funciona cada um desses monumentos. E é isso que foi proporcionado aos nosso alunos;.
Para a Secretaria de Estado e Turismo, Vanessa Mendonça, o programa pretende atuar diretamente na formação acadêmica dos jovens. ;O que nós estamos fazendo e muito além da promoção dos pontos jurídicos, é a formação dos estudantes. Nós desejamos resgatar o amor pela nossa cidade;. A secretaria reforça o desejo de ampliação do projeto no próximo ano. ;Nós queremos despertar o olhar para essa obra de arte, que é a nossa cidade;, finaliza.
Programa de Turismo Cívico Pedagógico ; Brasília, Nossa Capital
O Programa de Turismo Cívico Pedagógico ; Brasília, Nossa Capital ; foi elaborado para oferecer uma experiência de aprendizagem cívica, histórica e cultural para os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Participaram do programa em 2019, cerca de 200 alunos e professores das regiões de Planaltina, Recanto das Emas, Paranoá e Gama. O roteiro cívico, programado de sexta a domingo, foi fundamentado a partir de três temas: a transferência e a construção da capital no centro do país, Brasília enquanto símbolo nacional e a cidade planejada.
Além da participação nas atividades planejadas para essa edição projeto, os estudantes também concorreram ao Concurso de Fotografia Brasília, Nossa Capital. Ao longo dos três dias de visitação foram estimulados a fazer uso da fotografia como um dos elementos de observação, registro e análise da cidade, possibilitando construção de um olhar poético sobre Brasília a partir do tema Nosso Olhar Sobre Brasília, Nossa Capital.
Após a análise da comissão de avaliação composta pela Equipe Técnica da Secretaria de Estado de Turismo e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal nos nomes de Luís Fernando Celestino da Costa, Raquel Sá Rodrigues de Souza, Vanessa Nascimento Freitas, Rodrigo Capelle Suess, Cláudia Núbia Basílio, Juscelino da Silva Sant;Ana, Mércia Vandecira Nunes de Paiva, Nelly Rose Nery Junquilho, Pedro Ivo dos Santos Leite, Tatiana Petra da Motta Campos.