Jornal Correio Braziliense

Cidades

A infraestrutura cicloviária do DF: o que pode melhorar

A ONG Rodas da Paz promove levantamento de dados para acompanhar a infraestrutura cicloviária no DF

As pesquisas de Contagem de Ciclistas, Perfil do Ciclista do DF e o IDEciclo, que avalia a infraestrutura cicloviária de todo DF, tiveram os resultados divulgados em dezembro. No Distrito Federal, foram realizadas com apoio da ONG Rodas da Paz.

Quantidade e qualidade das ciclovias oferecidas, percentual de ciclistas que usam equipamentos de proteção e as principais motivações que levam o cidadão a se locomover de bicicleta, são alguns dos dados levantados pelo projeto.

Realizada entre 2015 e 2017, com a periodicidade de 2 anos, a metodologia do projeto variou entre observação de ciclistas em diferentes regiões do DF, pesquisas de campo e análise da infraestrutura oferecida para quem opta por esse meio de transporte.

A ONG Rodas da Paz foi criada com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal. Por isso, a associação promoveu a pesquisa visando trazer novas informações para os ciclistas da cidade.

Rafael Barros, coordenador geral da Rodas da Paz lembra que o objetivo é mostrar a necessidade de políticas públicas qualificadas para atuar com esse público ;Melhorando em relação a ciclistas, vai melhorar em diversos aspectos, tanto transportes públicos, como para os pedestres e etc;, explica.

O representante da ONG, reforça que a expectativa é que melhore tendo a infraestrutura que já é oferecida, a cada divulgação de dados. ;Com a melhora, a tendência a sociedade sinta-se mais segura para andar de bicicleta. Por isso, esperamos que esses dados sirvam, para uma melhora efetiva da estrutura cicloviária;.

Os dados da análise das pesquisas podem ser visualizados no site da ONG Rodas da Paz

[FOTO1]As pesquisas

Contagem de ciclistas
A contagem de ciclistas almejou analisar a quantidade de ciclistas que circulam diariamente em determinadas áreas do DF, e observar a maneira como essa circulação ocorria. Os pesquisadores observaram, por exemplo: a quantidade de ciclistas que usavam capacetes, quem se locomovia usando calçadas ou desrespeitando as sinalizações das vias, além dos horários em que o número de ciclistas era maior.

Perfil dos ciclistas
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com ciclistas em diversas regiões do DF. Os dados levantados mostram que há um uso intensivo e crescente da bicicleta por parte do ciclista. E, com isso, é possível dizer analisar a atratividade ou potencial da bicicleta como forma de deslocamento.

IDECiclo
O resultado da pesquisa aponta os problemas da atual malha cicloviária do Distrito Federal, com dados que possibilitam que o poder público melhore a infraestrutura existente. O projeto prevê ainda, a avaliação da qualidade e da relevância de futuras infraestruturas a serem implantadas.
Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão