[FOTO1]Dezembro chegou com previsão de chuvas constantes e ventos fortes em todo o Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de volume de chuva esperado para o mês mais chuvoso do ano é de 241,5 milímetros (mm).
Nesta segunda-feira (2/12) o céu fica de nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A temperatura mínima, 18;C, foi registrada nas primeiras horas da manhã. A máxima será entre 12h e 14h, de 29;C, no DF, e 28;C, no centro de Brasília. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 55%.
A meteorologista Andréa Ramos conta que o DF ainda está em estado de alerta amarelo, que indica possibilidade de chuvas e ventos fortes a qualquer hora do dia. ;;Dezembro será bastante semelhante a novembro. Temperaturas altas e muita chuva. Claridade durante a manhã, até o meio da tarde, e tempo fechado mais para o fim do dia;;, disse.
No período chuvoso, a Defesa Civil orienta alguns cuidados especiais:
; Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;
; Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d;água;
; O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;
; Evite ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;
; Ventos fortes podem levar a queda de árvores sobre carros e casas;
; Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua.
O que fazer em casos de emergência
Acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A Defesa Civil é chamada pelo Corpo de Bombeiros, caso também haja riscos de desabamentos.