Jornal Correio Braziliense

Cidades

Curtas 18

Senado Federal
Biblioteca sugere livros de autoras negras
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, listou quinze livros de escritoras negras que compõem o acervo do local. O Boletim de bibliografias selecionadas, autoras negras: protagonismo feminino apresenta um panorama e incentiva a leitura dessas obras. O acervo está aberto ao público para consulta local. A biblioteca do Senado funciona das 9h às 18h30 de segunda a sexta-feira. Entre os títulos estão Sejamos todos feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie; Mulheres, raça e classe, de Angela Davis; Má feminista, de Roxane Gay; Quem tem medo do feminismo negro?, de Djamila Ribeiro; Não vou mais lavar os pratos, de Cristiane Sobral; e A cor púrpura, de Alice Walker.


Educação
MEC pretende ampliar escolas cívico-militares
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares estará presente em 23 estados e no Distrito Federal em 2020, totalizando 54 instituições de ensino, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Apenas Piauí, Sergipe e Espírito Santo não foram incluídos no projeto-piloto, por não atenderem critérios da pasta federal. Cada escola receberá R$ 1 milhão do MEC para implementar o modelo de ensino. O objetivo é que os militares ; vindos da reserva das Forças Armadas, das polícias e dos corpos de bombeiros da ativa ; atuem em tutorias e na área administrativa, sem substituir professores em salas de aula. A contratação será por meio de processo seletivo, com duração mínima de dois anos, prorrogável por até dez e com possibilidade de ser cancelada a qualquer momento.


Polícia Militar
Assembleia sobre proposta de reajuste
Representantes da Polícia Militar vão realizar uma assembleia na próxima terça-feira para discutir pontos da proposta de medida provisória entregue pelo Governo do Distrito Federal à União nesta semana. O texto concede um aumento de 32,5% aos salários líquidos da PM e do Corpo de Bombeiros, buscando equiparação com os valores recebidos pela Polícia Civil, mas ainda deixou dúvidas nos beneficiados. Eles pedem transparência nas informações da minuta da proposta para avaliarem se ela atende às expectativas ou ainda deixa disparidades entre as forças de segurança. Em fevereiro deste ano, o GDF encaminhou o projeto de reajuste dos agentes civis. Agora, as duas propostas aguardam a avaliação do Executivo.