Jornal Correio Braziliense

Cidades

Colaboradores vão acolher pacientes nas portas de unidades de saúde

Projeto Humanizar foi lançado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) nesta terça-feira e busca um atendimento humanizado na rede pública de saúde

[FOTO1]Cerca de 100 colaboradores farão o acolhimento de pacientes em unidades de saúde do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do projeto Humanizar, lançado nesta terça-feira (19/11) pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). A ação contemplará o Hospital de Base, o Hospital de Santa Maria e seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O projeto tem o objetivo de aplicar as ações da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, proporcionando um ambiente mais acolhedor nas unidade médicas do DF. "A preocupação do governo é que a população seja atendida da melhor forma possível. Temos na capital um índice superior de concursados, e muitas vezes, esses servidores acabam frustrados com a situação e a intenção é que eles não deixem morrer o sentimento dentro de si de ajudar o próximo, de servir o público;, destacou a primeira-dama Mayara Noronha, presidente do Conselho de Acompanhamento do Projeto Humanizar. Ela ainda acrescenta que a ideia é que o Humanizar se estenda para todos os órgãos públicos.

Na primeira fase do projeto, os colaboradores ficarão nas portas das unidades recebendo a população e dando informações a respeito do atendimento. "A comunicação será uma ferramenta fundamental para humanização em um primeiro momento. Queremos dar informação para que as pessoas não fiquem na fila esperando. Muitas vezes, o paciente que está em um hospital e tem um caso com perfil de posto de saúde, por exemplo", explicou o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo.

O acolhimento é a primeira iniciativa do projeto. Em um segunda fase, esses profissionais terão um aplicativo com informações da rede pública de saúde, que vai auxiliar no encaminhamento dos pacientes. ;Já estamos com encaminhamentos para humanizar a parte de dentro dos hospitais também. Queremos que cada cidadão, ao acessar o serviço de saúde, tenha informação e dignidade;, completou Francisco.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou que o atendimento pouco receptivo em muitos hospitais era um problema recorrente no atendimento público. Durante o lançamento ele destacou que as pessoas buscam as unidades hospitalares em momentos difíceis e que o mínimo que elas merecem é serem bem recebidas. "A Secretaria está fazendo com que todos os nosso colegas de trabalho, os nossos colaboradores busquem a mesma forma de atender bem as pessoas. A gente está mudando dentro do DF a forma de atender, que vai ser exemplo para o Brasil", ressaltou