[FOTO1]As chuvas no Distrito Federal devem se intensificar na segunda quinzena de novembro, conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até este domingo (17/11), choveu menos de um quarto previsto para todo o mês, porém, nesta semana, as precipitações podem ficar mais frequentes.
Durante a madrugada, os termômetros registraram 15;C e podem marcar até 29;C no período da tarde, momento mais quente do dia. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 55%. A expectativa para este domingo e para o início da semana é de que o céu se mantenha com pancadas de chuvas e trovoadas.
"Estamos bem abaixo da média neste mês. No pluviômetro do Sudoeste, marcamos 54,4mm, apenas 24% da média do mês", informa o meteorologista. Ele alerta para o perigo de se abrigar sob das arvores em caso tanto de ventos, como de trovoadas, e mantém o aviso de perigo potencial para chuvas intensas na região.
Para a segunda quinzena do mês, o especialista acredita que os pluviômetros devam subir. "Tivemos uma massa de ar seco no Nordeste que se espalhou e veio para o Centro-Oeste. Ela atrasou o início das chuvas, que seria no fim de outubro início de novembro", esclarece.