Jornal Correio Braziliense

Cidades

Educação sem fronteiras

[FOTO1]

Precursora da Congregação das Irmãs de Notre Dame, a francesa Santa Júlia Billiart vislumbrou e, em 1804, concretizou a fundação de uma congregação religiosa cujo propósito era a educação integral de crianças e adolescentes. ;A obra evangelizadora e educacional de Júlia ultrapassou os limites geográficos, administrativos, metodológicos e conceituais do seu tempo e, atualmente, está presente em cinco continentes;, comenta a diretora do Colégio Notre Dame de Brasília, Ivanes Filippin.

Ivanes afirma que, hoje, cerca de 10 mil crianças e adolescentes recebem nas escolas da Rede de Educação Notre Dame educação voltada para um mundo em constante transformação e desenvolvimento tecnológico. ;Para isso, as instituições de ensino mantidas no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal comprometem-se em educar sem fronteiras, o que implica estarem abertas ao novo e antever esse novo, centradas no educando e na sociedade em que estão inseridos;, diz.

Em Brasília, o Colégio Notre Dame iniciou suas atividades em 1964, com 195 estudantes do Jardim de Infância e da Escola Primária. ;Como uma semente que caiu em terra boa, a cada dia, mais alunos foram se juntando à instituição, que, em 1975, ampliou sua oferta de ensino até a oitava série, podendo assim dar conclusão ao antigo 1; grau;, orgulha-se. ;Em 2002, depois da inauguração do terceiro prédio, com instalações amplas e modernas, deu-se início ao ensino médio, concretizando assim um dos anseios das famílias da Asa Sul;, ressalta a diretora.

Segundo Ivanes, a escola tem uma área construída de mais de 9 mil metros quadrados e atende em um ambiente seguro e videomonitorado, com catracas para a identificação de acesso. ; O Colégio Notre Dame Brasília é, há mais de 50 anos, um centro de sólida formação acadêmica, científica, cultural, religiosa e cidadã no Distrito Federal;, garante.

O que desejava conquistar quando escolheu empreender?
Empreender em educação é empreender no futuro da sociedade. Não há futuro sem pesquisa, inovação e aprofundamento de saberes. Nossa visão institucional de ser rede de educação sem fronteiras, com sustentabilidade, inovação e excelência pedagógica, reflete os motivos pelos quais empreendemos.

Qual o diferencial em relação à concorrência?
Nossos diferenciais estão baseados nos princípios que orientam nosso fazer pedagógico. Os 10 princípios da Rede de Educação Notre Dame são valores, orientações e direções norteadoras, inegociáveis, verdades e luzes que vêm da história da instituição e que foram aculturados ao longo dos 90 anos em que a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora está no Brasil.

Como estão as expectativas para o começo de 2020?
O cenário da educação no Brasil vive constantes mudanças. Embora haja uma incerteza no que realmente o Brasil quer enquanto responsável pelos caminhos da educação, fazemos nosso trabalho baseado na experiência internacional que nos credencia a atuar buscando sempre a excelência em nossa ação pedagógica. Somos uma rede de Educação que atua em 19 países no mundo e em oito estados brasileiros. O planejamento baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) projeta nossa excelência pedagógica para o futuro. A interdisciplinaridade, a leitura constante, a interpretação, a educação para o pensar e o cuidado com a vida do planeta e das pessoas estão em nosso fazer cotidiano.

Há alguma preocupação social ou alguma ação especial que envolva o trabalho? Qual seria?
Enquanto escola, nossa preocupação é constante. Formamos cidadãos capazes de olhar para a realidade, interpretá-la e interferir nela. O projeto Educação para o Pensar auxilia justamente neste processo de renovação de lideranças, que acreditamos ser necessário para a transformação da sociedade em um mundo melhor. A partir daí, desenvolvemos projetos em nível de rede, como o Programa de Assistência Social Notre Dame (PAE ; ND), coordenado pela Entidade Social Notre Dame. Outros projetos são locais, como podemos citar, uma saída de campo em que os estudantes do oitavo ano visitaram uma creche no Guará para se solidarizar e entender melhor o papel deles na sociedade. Estamos no momento recolhendo tampinhas plásticas que serão destinadas ao Projeto Tampamania, cujo objetivo é reciclar essas tampas e adquirir cadeiras de rodas para serem doadas.

Como mantém o grupo motivado?
Temos um programa de treinamento e formação continuada para funcionários e professores. Em nossa gestão de pessoas, temos um programa de cargos e salários que prima pela valorização do indivíduo, remuneração adequada e fidelização.

Como se prepara para evitar erros na operação?
Não temos medo de errar. O erro nos ensina e nos faz avançar, inovar e crescer. Planejamos, treinamos e executamos. Acreditamos que ninguém erra de propósito, e o erro é fruto do engajamento, da proatividade e da ação. Nosso medo é que não haja erro por falta de ação.