Jornal Correio Braziliense

Cidades

Santa Dulce dos Pobres é homenageada com título de Honoris Causa

O título foi concedido pela Universidade Católica de Brasília, na noite desta terça-feira (5/11). O cardeal Dom Sérgio da Rocha também foi agraciado

[FOTO1]Santa Dulce dos Pobres e o cardeal Dom Sérgio da Rocha receberam o título de Doutor Honoris Causa (expressão em latim que significa, em português "por causa de honra") pela Universidade Católica de Brasília (UCB), na noite desta terça-feira (5/11). A homenagem é concedida a personalidades que são reconhecidas como importantes para a sociedade, com ensinamentos inspiradores. Cerca de 150 pessoas participaram da cerimônia.
Segundo Jardelino Menegat, reitor da UCB, a escolhas foram realizadas baseadas nos trabalhos desenvolvidos pelos religiosos. "Irmã Dulce é a primeira mulher brasileira canonizada e reconhecida como Santa. A honraria se deve aos trabalhos desenvolvidos por ela nas soluções dos problemas humanos e sociais, praticamente no tocante a pobreza, fome e saúde. Quanto ao cardeal, pensamos nele como um intelectual, especialmente pelas funções que ocupou como bispo, cardeal e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil", destaca.
O cardeal Dom Sérgio da Rocha frisa a importância da Igreja Católica na caminhada dele. "Agradeço e aceito essa homenagem em nome da igreja a qual eu tanto devo, porque a minha formação humana, acadêmica, sacerdotal veio da instituição. Mais do que ser honrado por esse título, eu é que me sinto chamado a honrar o título que eu recebo através do serviço a comunidade", garante.
O religioso também frisa a importância do título concedido à Irmã Dulce. "Ela de fato ensinou e continua a ensinar a todos nós, por meio da vida dela. Por isso, ela sim merece o título de mestre e doutora. Para mim, é uma gratidão imensa ser agraciado juntamente com nossa querida Santa Irmã Dulce", salienta.
Na cerimônia, Santa Dulce foi representada pela Irmã Maria do Livramento, Madre Geral da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. "Sinto que, de uma certa forma, Irmã Dulce está comigo. Para mim é uma alegria e orgulho a ter representado durante esta cerimônia", relata.