Asa Sul
Demora do INSS
O leitor Simao Szklarowsky, 58 anos, entrou em contato com a coluna para reclamar da falta de resposta a uma solicitação feita por ele ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele relatou ter dado entrada em um pedido para contabilizar parte de um tempo de serviço realizado por ele, e que depende do resultado para dar prosseguimento aos planos de aposentadoria por tempo de serviço. ;Protocolei o pedido pessoalmente há mais de 60 dias e não tenho resposta, extrapola o prazo de 35 dias estipulado. É uma questão urgente para que eu possa aposentar;, afirmou.
; Em resposta, o INSS afirmou que o leitor requereu o serviço de atualização de dados cadastrais e que o mesmo está em processamento, mas não será o suficiente para requerer benefícios. ;Se a intenção do segurado é atualizar os vínculos e remunerações, tal solicitação só é atendida quando efetivamente for feito um pedido de benefício. Se, por outro lado, o segurado quiser só verificar se já alcançou as condições para se aposentar, sugerimos que ele utilize o serviço de Simulação de Tempo de Contribuição, disponível no Meu INSS, pelo site inss.gov.br ou pelo celular.
Ceilândia
Árvores sem poda
Joel da Silva, 41 anos reclamou da falta de podas em árvores da EQNN 1/3. Segundo relato do leitor, a quantidade de galhos tem prejudicado a iluminação da área, e, por consequência, a segurança do local. Joel destacou que o problema se dá ao redor do Centro de Ensino Fundamental 35. ;As árvores cobrem os postes de luz e isso afeta a iluminação para quem transita na área;, afirmou. O morador disse que tem relatado o problema para a Novacap desde julho, sem retorno.
; A Novacap afirmou, em nota, que o Departamento de Parques e Jardins está finalizando os serviços de poda e corte de árvores na Via P-2, com previsão de executar o trabalho em torno do Centro de Ensino Fundamental 35 da Ceilândia a partir de 10 de novembro.