Jornal Correio Braziliense

Cidades

Um bip pode te tirar da prova

Sons emitidos por aparelhos eletrônicos excluirão automaticamente o participante, inclusive alarmes de celulares e relógios. Hoje, no primeiro dia do exame, candidatos farão avaliações de linguagens, ciências humanas e redação

[FOTO1]

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou e, para não correr o risco de ser eliminado do certame, todos os equipamentos eletrônicos dos candidatos devem estar desligados durante a aplicação das avaliações. Qualquer som emitido pelos aparelhos eliminará automaticamente o candidato. Alarmes de relógios e celulares entram nessa regra.

Antes de entrar na sala, cada estudante receberá um envelope porta-objetos, que será lacrado, para guardar os objetos pessoais. O envelope deve ficar guardado embaixo da carteira, com os eletrônicos desligados.

Hoje, os alunos farão a avaliação de linguagens, ciências humanas e a redação. Ao todo, 5,1 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem. Para fazer a prova, o candidato precisa ter em mãos documento oficial de identificação, válido e com foto; e caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente (confira os itens obrigatórios e proibidos).

O Inep também aconselha que candidatos levem o cartão de confirmação e a declaração de comparecimento impressa, caso o participante precise do documento. É proibido levar materiais de papelaria, como borrachas, lápis e corretivo. O participante também não pode usar dispositivos eletrônicos, artigos de chapelaria e óculos escuros.

É indicado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência do início da prova. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (após esse horário, nenhum candidato poderá entrar no local). A aplicação do exame começa às 13h30 e vai até 19h.


Cartão de confirmação

Até a última sexta-feira, 14% dos inscritos não haviam acessado o cartão de confirmação de inscrição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entretanto, neste ano, mais de 4,3 milhões participantes consultaram o local onde farão o exame. O número representa 86%, o maior percentual de acessos desde 2016.

O cartão de confirmação da inscrição traz detalhes da instituição, endereço, opção de língua estrangeira e sala onde os alunos farão as provas. O documento pode ser acessado tanto na página do participante, pelo site do Enem, quanto pelo aplicativo do exame. No cartão consta ainda nome, CPF e número de inscrição, bem como detalhamento sobre o atendimento especializado ou específico, caso tenha sido solicitado e homologado.

Alimentação

Em entrevista na live nas redes sociais do Correio, na última sexta-feira, a nutricionista Talyta Machado deu dicas para quem fará o exame. Para controlar a ansiedade, ela indicou comidas que contenham triptofano, um nutriente fundamental para a produção da serotonina, substância que regula humor e apetite.

;Existem alimentos que auxiliam a reduzir a ansiedade porque eles têm compostos que são precursores de hormônios que dão prazer, alegria e vão ajudar a diminui a ansiedade;, contou. Os alimentos recomendados pela nutricionista são: leite, aveia, banana, chocolate com mais de 50% de cacau e canela. Talyta aconselhou ainda que os estudantes evitem comer fast-food .

Transporte

Para evitar atrasos, é importante que os candidatos se programem quanto ao meio de transporte mais adequado para chegar ao local da prova. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), os ônibus circularão em esquema especial com frota reforçada nos dois dias de prova ; hoje e 10 de novembro. O metrô do DF terá o horário estendido e funcionará das 7h às 20h, também nas duas datas.

Uma outra dica para o dia é usar roupas leves, pois a temperatura pode chegar a 34;C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para hoje, a previsão é de céu parcialmente nublado, com névoa seca, mas sem chuva. A umidade relativa do ar ficará entre 20% e 85%.

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho


5,1 milhões
de pessoas se inscreveram para fazer o Enem


4,3 milhões

consultaram o local onde farão o exame, até ontem