[FOTO1]Visitar o túmulo de um ente querido, um amigo ou simplesmente rezar pelas almas que se foram é o que traz um grande público aos cemitérios no Dia de Finados. Por todo os lados, pessoas oram em frente as lápides, acendem velas, participam de missas ou, simplesmente, permanecem em silêncio.
No Campo da Esperança da Asa Sul, o movimento do público começa antes mesmo da entrada do cemitério. O fluxo de pedestres e de carros é intenso. A dona de casa Jadiane Fernandes, 38 anos, veio visitar o túmulo da mãe, da avó e do primo dela. "Venho todo ano. É uma forma de prestar homenagem a eles, de mostrar como sentimos falta", diz.
A estimativa de público para este feriado é de 500 mil pessoas, nas seis unidades do Campo da Esperança, segundo a Polícia Militar. Para atender a demanda, a administração do cemitério estendeu o horário de funcionamento e reforçou a equipe de profissionais. Os portões das unidades ficarão abertos até às 19h.
Devido ao grande número de visitantes, está restrita a entrada de veículos no interior do cemitério. Algumas unidades, como a da Asa Sul, do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga, contam com veículos coletivos para o transporte do público.
Alteração de trânsito
O transíto foi alterado na região dos seis cemitérios do Distrito Federal (veja aqui como está o acesso). Portanto, os condutores precisam ficar atentos às mudanças. Em Taguatinga, por exemplo, o estacionamento em frente ao cemitério será fechado desde sexta-feira (1;/11).
Horários das missas
; Campo da Esperança (916 Sul)
12h30, 14h, 15h30 e 17h
; Cemitério de Brazlândia
(SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério)
16h
; Cemitério do Gama
(SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste)
12h30, 14h, 15h30 e 17h
; Santa Rita - Planaltina
(SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério, Planaltina
12h30, 14h, 15h30 e 17h
; Cemitério de Sobradinho
(AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II)
13h, 15h e 17h
; São Francisco de Assis
(SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte)
12h30, 14h, 15h30 e 17h