Ceilândia Norte
Entulho em área pública
O leitor Joel da Silva, 41 anos, entrou em contato com a coluna para reclamar de um ;morro de entulho; depositado em área pública na Ceilândia Norte. Segundo relato do leitor, a calçada principal da EQNN 1/3 está tomada por restos de obras. ;Incomoda muito porque junta mais lixo. As pessoas veem e começam a jogar outros lixos. Já tem sofá, latas, entulho de reforma, galhos de árvores... E tudo ao lado da parada de ônibus;, afirmou. ;Estão aparecendo ratos e pombos, além de um mau cheiro no lugar;, completou.
; Em resposta, a Administração Regional de Ceilândia informou que já tem ciência do problema relatado pelo morador e afirmou que a limpeza da área seria feita no dia seguinte ao contato feito pela reportagem, na manhã de ontem.
Santa Maria
Dificuldade para marcar exame
Gerson Gomes, 54 anos, reclamou da dificuldade em marcar exames na rede pública de saúde. Ele afirmou que foi a uma consulta no posto de saúde da Quadra 418 em Santa Maria no início de agosto e, na ocasião, recebeu o pedido para fazer três exames médicos, entre eles uma tomografia computadorizada e uma ressonância, mas está desde então sem conseguir marcar os procedimentos na rede. ;Deixei os meus dados no sistema e não chamam. É difícil;, disse. ;Quando fui no posto para perguntar, fui informado que está tudo bem, mas que precisava aguardar... Algumas pessoas me falaram que estão esperando há mais de um ano;, acrescentou.
; A Secretaria de Saúde informou que a ordem de agendamento e atendimento dos usuários é feita a partir da avaliação da situação clínica do paciente, através de protocolos de classificação de risco previamente determinados para atender cada especialidade, e de critério cronológico (data da solicitação), visando, assim, atender a população segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta acrescentou que o leitor pode acompanhar a situação das solicitações por meio do site: http://salasit.saude.df.gov.br/crdf-checa-solicitacao.