Jornal Correio Braziliense

Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

[FOTO1]
Estrutural
Sem amparo psicológico

Erika Santos, 21 anos, reclamou da dificuldade em conseguir atendimento psicológico na rede pública. A moradora da Estrutural relatou que era assistida pelo projeto Margaridas, no Hran, em tratamento contra traumas de violência doméstica. Porém, teve o caso encaminhado para o Guará e, depois, para o Hospital São Vicente de Paulo, onde obteve atendimento psiquiátrico, mas não psicológico. ;A pessoa precisa estar muito mal para ser bem atendida;, disse. ;Não adianta fazer campanhas de apoio se não tem atendimento depois;, acrescentou

; A Secretaria de Saúde afirmou que a leitora foi inserida no programa do Hran em 2013, sendo atendida de 2017 até setembro de 2018. Depois, continuou com consultas espaçadas com a psiquiatria. Em março de 2019, teria apresentado dificuldade por incompatibilidade de horário e distância da residência, e, por isso, foi encaminhada a um programa no Guará, mas não agendou atendimento. A equipe teria tentado contactá-la em abril, sem sucesso. Erika teria ido atrás do atendimento em maio, e quando chegou não havia vaga no programa, por isso, foi até a emergência do Hospital São Vicente de Paulo. A secretaria afirmou ainda que tanto o programa do Hran quanto do HRGu estão prontos para receber a paciente novamente e que os serviços funcionam de segunda a sexta, das 8h às 18h.



Santa Maria
Demora no INSS

O leitor Jorge Dias, 61 anos, entrou em contato com a coluna para reclamar da demora e falta de resposta do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ele relatou que deu entrada em um pedido para revisão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) em 17 de setembro de 2018, e a solicitação não foi revisada até o momento. ;Eles falam que o pedido ainda está em análise. Faz mais de um ano. E preciso dessa revisão do CTC para dar entrada junto à Secretaria de Educação do Goiás para conseguir me aposentar;, contou.

; O INSS informou que o requerimento de Revisão de Certidão por Tempo de Contribuição (CTC) de Jorge Dias continua em análise e segue os procedimentos regulares de tramitação, devendo ser concluído nos próximos dias, e que a revisão do CTC é um serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS a reanálise de sua certidão, e, por isso, se trata de um procedimento subsequente ao requerimento inicial.