Para que a população do Distrito Federal possa aprender com as boas iniciativas de seus colégios, cobrar melhorias e ter embasamento para tomar decisões, é essencial que estejam disponíveis, com clareza, números, colocações, avaliações e observações sobre as instituições. A fim de tornar acessível este conhecimento, o Correio Braziliense lança amanhã o projeto especial Correio nas Escolas que reúne, em um único portal, mapa interativo com informações sobre 235 escolas de ensino médio de Brasília, relatos de leitores em formato de vídeos, áudios, textos e fotos e linha do tempo com resgate de publicações do Correio acerca da educação no DF, além de 20 reportagens.
Idealizado e coordenado pela jornalista Ana Paula Lisboa, o especial reúne matérias produzidas por ela e pela jornalista Thays Martins, em portal com design e desenvolvimento de Adalberto Sampaio. Subeditora do Eu, Estudante e do caderno Trabalho & Formação Profissional e colaboradora do jornal desde 2012, Ana Paula foi selecionada para receber bolsa do International Center for Journalists (ICFJ) em parceria com o jornal The Wall Street Journal.
Das 20 matérias publicadas na plataforma, quatro tratam dos critérios de qualidade para um bom ensino médio; dos rumos dessa etapa de ensino com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a reforma do ensino médio; da realidade da capital federal; e do que precisa melhorar na educação brasiliense. As outras 16 reportagens destacam o que tem dado certo na rede pública, ao traçar o perfil de 16 colégios do DF.
A triagem teve como ponto de partida as melhores colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 de cada uma das 14 Coordenações Regionais de Ensino da Secretaria de Educação. No entanto, se a pontuação no Enem fosse o único critério, as reportagens ficariam restritas a colégios militares, escolas do Plano Piloto e câmpus do Instituto Federal de Brasília (IFB). Para evitar a concentração na área central de Brasília, foi escolhida outra tática. Às 14 escolas de cada regional de ensino, foram somadas as unidades do colégio militar e do IFB com melhor posição no Enem de 2018.
Projeto selecionado
O portal Correio nas Escolas é produto de bolsa voltada a inovação no jornal do ICFJ, conquistada por Ana Paula Lisboa após participação em seminário sobre jornalismo e visualização de dados, engajamento do público, ferramentas digitais, integração com dispositivos móveis e introdução à inteligência artificial. Entre 600 candidatos de todo o mundo inscritos para participar do curso, o ICJF selecionou cerca de 50 para o treinamento de dois dias.
Com o término das aulas, foram oferecidas cinco bolsas, de US$ 1 mil cada, para financiar projetos de jornalismo de dados. Inspirada pelo seminário e pela trajetória voltada ao jornalismo de educação, a jornalista idealizou uma plataforma interativa com o mapeamento das escolas do DF e foi uma das cinco escolhidas para o custeio. O propósito de interatividade do projeto não poderia deixar o público e a comunidade de fora da colaboração. Foi daí que surgiu a combinação entre relatos de leitores, reportagens aprofundadas e dados dos colégios, desde notas e colocações, até informações de infraestrutura.
Por que ensino médio?
A etapa final da educação básica é o foco do projeto Correio nas Escolas porque representa a fase com maiores taxas de evasão de alunos, distorção idade-série e pior desempenho acadêmico na educação básica brasileira. As dificuldades trazidas do ensino fundamental pelos estudantes são intensificadas no ensino médio. Assim como as outras fases da educação básica, a etapa merece atenção, estímulo e valorização. Algo fundamental para o desenvolvimento do país, pois é o ensino médio que permite acesso ao ensino técnico e ao ensino superior e, consequentemente, a melhores emprego e renda.
Acesse amanhã!
Confira o especial Correio nas Escolas nesta sexta-feira (1;/11) no site www.correiobraziliense.com.br