[FOTO1]Em meio ao sol quente, a autônoma Tailândia Pereira, 51 anos, aproveitou para regar a grama, limpar a lápide e renovar as flores do jazigo da mãe, Maria de Lourdes Pereira, que morreu há 15 anos. ;Para mim, no túmulo não tem só os ossos; também tem a saudade, a falta que a gente sente. Não é porque morreu que acabou;, disse. Acompanhada da filha, Anne Thereza Nóbrega, 20, Tailândia costuma ir ao cemitério sempre alguns dias antes de 2 de novembro.
Os cemitérios da capital vão funcionar em horários e serviços diferenciados para atender ao aumento da demanda no sábado. Ao todo, serão 15 pontos e 26 funcionários extras, além dos 170 trabalhadores regulares da empresa Campo da Esperança Serviços Ltda., responsável pelas seis unidades do DF.
Quanto ao reforço da segurança, haverá mais 50 vigilantes, além dos 50 regulares. A Campo da Esperança ainda informa que contará com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Corpo de Bombeiros.
Para evitar o fluxo de pessoas, a fotógrafa Maroa Lacerda, 56, foi antes visitar o túmulo da irmã dela, que morreu há sete anos. Ela renovou as flores que enfeitam o ambiente. ;Sei que é apenas um gesto simbólico, mas é uma forma de manter o carinho que eu sempre tive por ela;, destacou.
A tranquilidade também fez o aposentado Severino de Brito, 81, ir ao jazigo da mãe dele antes do feriado. Acompanhado do filho e do irmão, ele aproveitou para pintar e limpar a sepultura. ;Todos os anos, nós viemos fazer uma reforma, acender umas velas. Enquanto a gente estiver vivo, a gente vem. Quando a gente passar para o outro lado, a família cuida;, ressalta.
Para receber os visitantes, os cemitérios são preparados com antecedência, com dedetizações e pintura dos meios-fios. Nesta quarta-feira (30/10), por exemplo, no Campo da Esperança (Asa Sul), equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) faziam a limpeza do espaço onde está a lápide do ex-presidente Juscelino Kubitschek e do túmulo do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz.
Programe-se
Os seis cemitérios do DF funcionam das 7h às 19h, com atendimento ao público das 7h30 às 18h. A entrada de veículos nas unidades de Brazlândia e de Planaltina será proibida devido ao espaço insuficiente para a circulação. Na Asa Sul, no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga, poderão entrar na área interna apenas veículos com autorização emitida pelo Detran ; de vaga especial ou de pessoa com deficiência. Ao longo do dia, os espaços terão missas celebradas pela Arquidiocese de Brasília. Veja os horários:
Campo da Esperança (916 Sul): 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h.
Cemitério de Brazlândia (SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério): 9h e 16h.
Cemitério do Gama (SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste): 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h.
Santa Rita (SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério, Planaltina): 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h.
Cemitério de Sobradinho (AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II): 8h, 9h30, 11h, 13h, 15h e 17h.
São Francisco de Assis (SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte): 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h.
Túmulos mais visitados
Algumas pessoas aproveitam o feriado para visitar os túmulos de personalidades do DF. Esses são os 10 mais procurados no Campo da Esperança, na Asa Sul, segundo a administração.
; Bernardo Sayão Carvalho Araújo ; pioneiro
; Juscelino Kubitschek de Oliveira ; presidente da República
; Márcia Kubitschek ; filha de Juscelino e Sarah Kubitschek
; Ana Lídia Braga*
; Dulcina de Moraes ; atriz e fundadora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes
; João Cláudio Cardoso Leal*
; Marco Antônio de Velasco e Pontes*
; Mário Eugênio Rafael de Oliveira ; jornalista
; Maria Cláudia de Siqueira Del;Isola*
; Jorge Cauhy Júnior ; deputado distrital e fundador do Lar dos Velhinhos Maria Madalena
* Vítimas de assassinatos que provocaram comoção entre os brasilienses à época em que foram cometidos
* Estagiária sob supervisão de Marina Mercante