Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cemitérios do DF recebem reforço na segurança durante o feriado de Finados

A medida será coordenada pelo conjunto das forças de segurança e ocorrerá neste sábado (2/11) e domingo (3/11), a partir das 7h

[FOTO1]

Neste sábado (2/11) os cemitérios localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga receberão reforços da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A ação será realizada em decorrência do dia de Finados, feriado em todo o território nacional. No domingo (3/11), a segurança será mantida, porém o contingente policial será menor e as interdições ocorrerão com menos frequência. As unidades funcionarão normalmente, das 7h às 19h.

Entrada

Em decorrência do alto índice de visitação, a entrada para pedestres no cemitério Campo da Esperança (Asa Sul) poderá ser feita pelo portão principal da unidade (ao lado do templo da Legião da Boa Vontade), por um dos portões localizado em frente ao Setor Policial próximo à parada de ônibus, ou pelo portão em frente ao estacionamento 6 do Parque da Cidade.

Por não haver estacionamento próximo, o segundo portão permanecerá fechado. O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência e idosos. Os acessos disponíveis estarão sinalizados pelos órgãos de segurança.

Trânsito

O tráfego nas proximidades do Campo da Esperança terá sentido único, com fechamento dos retornos na altura do Setor Hospitalar Local Sul (SHLS). Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na Estrada Parque Polícia Militar (EPPM), via em frente ao Setor Policial Sul (SPS), deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do SHLS, ao lado do Hospital Santa Lúcia.

No cemitério de Taguatinga, a área destinada ao embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao local, que funcionará com fluxo em sentido único. A via de acesso do setor de oficinas ficará parcialmente interditada e o controle de entrada à área interna do cemitério ficará sob a responsabilidade de funcionários da empresa administradora do local, identificados com coletes.

A empresa também disponibilizará, na Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, vans com transporte gratuito para facilitar a entrada dos visitantes. Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno, portanto, o acesso de veículos será restrito às pessoas com deficiência e às viaturas.

Os demais condutores deverão utilizar local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres. Também serão implantadas travessias de pedestres, coordenadas equipes de segurança.

A DF-475 (Gama) será fechada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) para o acesso de veículos, exceto aos de emergência, policiamento, condutores com mobilidade reduzida e imprensa.

Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança. Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos.

Telefones de Emergência

190 (Polícia Militar)

193 (Corpo de Bombeiros)

199 (Defesa Civil)