Jornal Correio Braziliense

Cidades

Confraternização pelo bem

Feijoada promovida pelo programa Correio Solidário une brasilienses em iniciativa para ajudar instituições sociais

[FOTO1]


Empresários, autoridades e moradores da capital se reuniram para fazer o bem na 13; edição do Feijão Solidário. O evento é uma iniciativa do programa Correio Braziliense Solidário, criado há 16 anos para fortalecer instituições sociais sem fins lucrativos, como creches e escolas. Ontem, a comemoração ocorreu no Minas Hall, unindo boa comida, samba e solidariedade.

A festa começou às 14h e passou das 17h, com almoço, sobremesa, sorteio de brindes e confraternização entre amigos, como lembrou o diretor presidente do Correio, Álvaro Teixeira da Costa. ;É uma oportunidade de ajudar o próximo em um ambiente de alegria, onde encontramos pessoas queridas, comemos bons pratos e fazemos uma festa bonita. Sempre temos muito apoio, e as crianças de Brasília são gratas por esse carinho;.

A ação social começou em 2003 no DF, inspirada por comemorações do jornal Estado de Minas, há 56 anos. A cada ano, o evento cresce e se consolida no calendário da cidade, com auxílio de instituições patrocinadoras e pessoas que se mobilizam pela causa, como contou Nazareth Teixeira da Costa, presidente do Correio Solidário. ;Sem a sociedade, não conseguimos fazer nada. O acolhimento de Brasília foi essencial para que o Feijão fosse se tornando esse evento tradicional que é, que une a população em prol da caridade;, afirmou.





O público festejou ao som do grupo de samba Arte Batuque, além de Ferreirinha Partideiro e Kris Maciel. ;Toda a organização da feijoada contribui para um dia de felicidade, no qual podemos nos divertir com boa música e bom clima e, ainda, contribuir com doações;, descreveu Leonardo Lourenço Moisés, diretor financeiro do Correio.

Outro ponto alto da confraternização é a comida que dá nome ao evento. A feijoada foi assinada pelo chef Nilson Favacho, do Restaurante Capim Dourado, e contou com o apoio da equipe do Restaurante Oliver, de Rodrigo Freire e dos alunos do curso de gastronomia do Iesb, com coordenação do chef Sebastian Parasole. ;Fico muito contente em ver o Iesb participar do evento desde as primeiras edições. Os nossos estudantes ficam muito felizes em contribuir. E, melhor ainda, é poder ajudar uma causa tão importante, das crianças em situações de vulnerabilidade no DF. O nosso objetivo é fazer a diferença na vida delas, e isso vem dando certo;, ressaltou Êda Machado, presidente do Conselho de Administração do Iesb.

Os senadores Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PSB) também estiveram presentes no clube e contribuíram com a iniciativa. ;O Correio consegue todos os anos reunir a sociedade e sensibilizá-la em prol das creches e das escolas que precisam de ajuda. Tudo isso é feito em um ambiente muito legal, com felicidade e um resultado muito relevante;, comentou Izalci. Nos 16 anos do Correio Solidário, mais de 30 instituições sem fins lucrativos e pelo menos 30 mil crianças foram beneficiadas com as ações. A iniciativa também promoveu outros eventos marcantes no DF, como o Arraial Solidário, a Noite Solidária e o Desfile Solidário.