Pavimentação, coleta de lixo e construção de delegacia são algumas das promessas feitas pelo Executivo para Sol Nascente e Pôr do Sol. Ontem, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve na cidade para a inauguração de 1km de pavimentação asfáltica na Vicinal 311, trecho entre a DF-180 e a região administrativa. Na visita, o chefe do Palácio do Buriti garantiu melhorias à população, inclusive a regularização dos terrenos sem documentação, demanda antiga dos moradores e um dos compromissos de campanha.
Diariamente, cerca de 10 mil pessoas passam pelo trecho recém-asfaltado. ;Comprometi-me com o asfalto, me reuni com a equipe e entreguei para a comunidade o que ela merece, que é o respeito;, disse Ibaneis. O emedebista estabeleceu prazos para algumas promessas. De acordo com ele, amanhã, calçadas começarão a ser construídas no local que recebeu pavimentação e, ;até o próximo ano;, a cidade ganhará energia elétrica e água em definitivo.
O governador também criticou as licitações de obras feitas para a região administrativa. ;Foram muito malfeitas. Com muita dificuldade, estamos pegando autorização do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para dar continuidade às obras, revendo todas as empresas. Porém vamos concluir;, destacou.
Ibaneis aproveitou o evento para elogiar a parceria entre a Câmara Legislativa e o Executivo. ;A Câmara está diferente, atuante, com deputados preocupados com o trabalho na comunidade;, ressaltou. ;Cada um tem a própria ideologia. Esse relacionamento tem sido muito produtivo. Governo é para pobre, para quem precisa. Rico basta não atrapalhar;, afirmou.
Em agosto, Sol Nascente e Pôr do Sol deixaram de fazer parte da jurisdição de Ceilândia para serem consideradas uma região administrativa. Cerca de 85 mil pessoas moram na cidade, uma das mais carentes da capital. Hoje, a comunidade sofre com falta de transporte público, hospitais, policiamento e escolas. Para Ibaneis, grande parte dessas demandas serão solucionadas. O governador adiantou que vai estender as linhas de ônibus na região administrativa e estabelecer a coleta de lixo na localidade, além de construir postos da Polícia Militar e uma delegacia. ;Isso é só começo. Estamos com 10 meses de governo e sabemos como fazer e aonde podemos chegar;, comentou.
Internet gratuita
Pela manhã, o emedebista acompanhou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvam Máximo, na inauguração do Wi-Fi Social na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia. Lançado em fevereiro, o projeto oferece internet gratuita em locais de grande movimentação da capital. Em setembro, a Rodoviária do Plano Piloto recebeu o benefício.