O universo da moda pensado e consumido pela perspectiva humanizada, sustentável e inovadora é a proposta do ModaConnect. O projeto promoveu o encontro do grupo de artesanato Concretamente Brasília com o Rompendo Barreiras, que tem como padrinho o ex-comandante do Exército general Villas Boas, e assiste jovens tetraplégicos e paraplégicos com o cognitivo preservado. Juntos, e com o apoio de tecnologias assistivas, eles estão criando peças que serão expostas na Nova Semana de Moda em Brasília, marcada para 2020, em meio às comemorações dos 60 anos da capital.
Antes, porém, os brasilienses vão poder conferir uma prévia do trabalho. O preview do ModaConnect será realizado em 26 de novembro, no Clube Cota Mil e contará com talk shows e workshops relacionados ao tema.
Os dois projetos unidos no ModaConnect são voltados para capacitação e qualificação de artesãos no DF e Entorno. Desde fevereiro, as atividades e produções da iniciativa são realizadas no Instituto Federal de Brasília (IFB), na Estrutural, e contam com a participação de professores voluntários e professores do IFB.
Segundo a organização, a ideia de vincular um evento ligado à moda à inclusão social se dá pela necessidade de conectar mundos, talentos e ações inovadoras que podem transformar o mercado fashion, e, além disso, gerar novas oportunidades de capacitação, empregabilidade e negócios para as pessoas envolvidas no desfile.
*Estagiárias sob supervisão de Fernando Jordão