Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pacientes reclamam da falta de farmacêuticos em UBSs do Paranoá e Itapoã

Sem esses profissionais, população não consegue retirar medicamentos psicotrópicos nas unidades de saúde

[FOTO1] Pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Paranoá e do Itapoã que precisam de medicamentos psicotrópicos não conseguiram atendimento na manhã desta quarta-feira (23/10). O serviço ficou suspenso nos dois postos devido à falta de farmacêuticos que pudessem atender a população.
[VIDEO1]

Líder comunitário e morador do Paranoá Parque, Cristiano César da Silva, 31 anos, precisa dos remédios com urgência. Porém, desde sexta-feira (18/10), ele não consegue ser atendido em nenhuma das duas unidades de saúde ; elas são as mais próximas da região onde ele mora.

"Fui (às UBSs) mais de uma vez e me informaram que o farmacêutico estava de licença. Mandaram-me ir ao Itapoã. Minha tia tentou pegar para mim, mas, lá, pediram para procurarmos atendimento no Paranoá", relatou. Cristiano acrescentou que a tia esteve na unidade do Itapoã na sexta (18/10) e que ele visitou a do Paranoá novamente, nesta quarta-feira (23/10).

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que o farmacêutico da UBS n; 1 do Paranoá estava de licença médica, com previsão para retornar na segunda-feira (21/10), "no entanto, a licença do servidor foi estendida". A pasta afirmou, ainda, que "no mesmo período, a farmacêutica da UBS n; 1 do Itapoã foi nomeada em outra unidade, e os medicamentos psicotrópicos estavam sendo dispensados na UBS n; 1 de São Sebastião".

A secretaria ressaltou que a diretoria da pasta trabalha para repor os farmacêuticos na região e que, a partir de quinta-feira (24/10), vai remanejar um profissional para a UBS n; 1 do Paranoá.