[FOTO1]Dar passagem para veículos de emergência, como viaturas da polícia e ambulâncias, é lei, porém, nem todos os motoristas respeitam o som da sirene. Até setembro deste ano, 452 motorista foram autuados, 10,7% a mais do que o ano passado, quando foram registradas 408 ocorrências no mesmo período. O números são do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e incluem registros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Departamento de Estradas de Rodageml (DER/DF).
A infração é gravissima e o descumprimento da norma gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A penalidade está prevista no artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é aplicada quando motoristas não dão passagens para ambulâncias, veículos de socorro de incêndio e salvamento, viaturas policiais, de fiscalização de trânsito e de batedores em serviço.
Para dar passagem ao veículos, o CTB orienta os condutores a deixarem a faixa da esquerda livre e seguir para a faixa da direito ou para o acostamento. Lembrando, que não é permitido aproveitar o espaço aberto para seguir atrás dos carros de emergência. Esta ação também é uma infração de trânsito e o valor da multa é R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.
*Com informações da Agência Brasília