Céu aberto, esporte e lazer. Assim foi a manhã de domingo para cerca de 6 mil crianças que participaram da primeira edição da TV Brasília Run Kids, no estacionamento da Funarte. O evento, em homenagem ao mês das crianças, animou meninos e meninas de todas as idades em um circuito de corrida organizada com percursos de 50 a 240 metros, disputados de acordo com a faixa etária ; de 4 a 12 anos. Antes de começar cada competição, os pequenos participavam de um aquecimento bastante divertido. No rosto de cada um, vontade e dedicação para chegar em primeiro lugar.
Como prêmio, o vencedor de cada categoria ganhou uma bicicleta. Na linha de chegada todos recebiam uma medalha e um kit com um lanche leve (sanduíche, suco, uma fruta e bastante água). Os que não levaram a bonificação maior, foram recebidos pelos familiares e parabenizados pela prova.
Muitos consolaram as crianças e ressaltaram que o importante era competir. ;Eu falo sempre pra minha filha que o fundamental é participar. A vitória nem sempre vem. A vida é assim. Mas sentir a emoção de estar numa corrida é superior a qualquer prêmio;, disse o servidor público Luís Antônio de Araújo, 37 anos.
Ele é pai de Mariana Araújo, 6. A pequena não conquistou o pódio, mas ficou muito feliz em ter participado da competição. ;Foi legal competir com outras crianças. Quero ir de novo e, da próxima vez, quero treinar em casa para me sair melhor. Posso até ser atleta um dia;, afirmou a menina.
Com o incentivo dos pais, Manuela Lobo, 6, venceu a corrida na faixa etária em que competiu. Ansiosa, ela acordou de madrugada e não via a hora de chegar o momento mais aguardado da semana. Ela contou que não teve medo e acreditava que ia ganhar. ;Estou muito feliz. Gostei de ter participado e estarei nas outras também;, contou a pequena atleta.
A família mora em Formosa (GO) e veio a Brasília para Manuela competir. ;Estamos muito orgulhosos dela. O sentimento de vê-la campeã é indescritível. A gente veio para cá por ela e fazer qualquer coisa por nossa filha é um grande prazer. Ela sempre compete e tem várias medalhas em casa. Agora, mais essa. Para nós, é só alegria;, declarou o advogado e pai da criança, Lúcio Rafael, 41.
Davi Benjamin Rodrigues, 4, também foi um dos campeões. Além dos pais, ele estava acompanhado de nove amigos e o treinador da equipe de atletismo Corredores de Rua do Gama, Naldenir Alves, 46. Quando viu o menino atravessando a faixa de chegada em primeiro lugar, o professor soltou um grito de alegria. Com as mãos para cima, em forma de agradecimento, ele contou que a criança é uma das mais esforçadas do grupo. ;Apesar da pouca idade, ele treina sério. Hoje, só nos traz orgulho;, afirmou.
Inclusão
Um dos momentos mais marcantes durante o evento foi a participação de crianças com deficiência. Com gritos de incentivo e aplausos do público, a categoria emocionou a todos e se tornou uma das maiores atrações. Com paralisia cerebral, Júlia de Castro, 5, venceu a corrida. Ao terminar a prova comemorou: ;eu ganhei, eu ganhei;. Do outro lado, o servidor público e pai da criança, Flávio de Freitas, 41, a abraçou com lágrimas. ;Não tenho palavras. Hoje, mais do que nunca vejo como a inclusão é importante. A cada ano, a gente percebe que as pessoas têm dado mais atenção para nossas crianças e o Estatuto do Deficiente foi um divisor de águas;, afirmou.
Melissa Félix, 4, participou na modalidade de cadeirantes. Com paralisia infantil, ela contou com a ajuda dos pais para atravessar a linha de chegada. ;A gente sabe de toda a luta e o quanto é difícil. Poder ver nossa filha fazendo algo que outras crianças fazem e ouvir a galera vibrando por eles. Esse evento tem uma ótima estrutura, acolhedora e que abre espaço para todos. Ver a felicidade da nossa filha, nos faz felizes também;, disse o pai da criança, Warley Félix, 32.
A TV Brasília Run Kids contou com vários parceiros. Entre eles, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar. A unidade de saúde inscreveu 70 pacientes para participar da corrida e ofereceu uma oficina chamada Hospital do Urso. ;Ela ajuda a quebrar o medo da criança com relação ao atendimento médico. Eles ficam do outro lado e veem que, na verdade, os profissionais estão ali para ajudar. Os ursos são os pacientes e passam por exames e cirurgias. O resultado é ótimo;, contou o superintendente adjunto do HCB, Gilson Andrade.
Esta é a primeira vez que a TV Brasília promove uma corrida para crianças. As outras duas edições foram voltadas para adultos. Após ver o sucesso do evento, o gerente comercial da emissora, Freddy Villar, quer repetir nos outros anos. ;Esse era um sonho nosso. E, hoje, o vimos se tornar realidade. Foram seis meses de organização e mais de 200 pessoas envolvidas. É um momento glorioso porque estamos proporcionando alegria para o nosso bem maior, que são nossos filhos, nossas crianças. Por mim, semana que vem teria outra;, brincou. A ideia é que o evento seja realizado uma vez ao ano, sempre em outubro, mês das crianças.