Jornal Correio Braziliense

Cidades

Para fugir do calor, brasilienses apostam em atividades ao ar livre

Temperatura máxima no domingo pode alcançar 36ºC, segundo Inmet. Há possibilidade pequena de chuva em áreas isoladas

[FOTO1] Sol a pino, céu claro e poucas nuvens. Quem olha para o céu de Brasília pode constatar o que já sente na pele: o calor é grande. O pico de alta nas temperaturas e queda na umidade são característicos do tempo antes da chegada da chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as águas caiam na segunda (21/10) ou terça-feira (22/10). Até há possibilidade de chuva em áreas isoladas neste domingo, mas a probabilidade é pequena, entre 10% e 20%.

Enquanto a chuva não vem resta ao brasiliense se refrescar como pode para tentar suportar o calor. A temperatura, neste domingo, deve chegar aos 36;C, segundo o Inmet. As atividades ao ar livre são opção frequente quando o clima está assim.

O lago é uma das escolhas preferidas da população quando a temperatura aumenta. Esse foi o caso da servidora Sabrina Magno, 27 anos. Ela saiu do Guará para fazer stand up peddle no Deck da Asa Norte. "A gente queria fazer uma atividade ao ar livre por conta do calor e eu pensei no Lago", comentou. Para ela, o brasiliense tem de aproveitar antes que a chuva chegue.

A dentista Rafaela Peixoto, 30, também costuma ir ao lago com frequência para nadar e se exercitar. Apesar de buscar diversão, a dupla também não deixou de se cuidar por conta do calor. "Já me lambrequei toda de protetor solar. É o pacote do calor: protetor, garrafinha de água e uma água de coco depois", afirmou.

Mais chances de chuva

A expectativa é de que, na segunda-feira, a probabilidade de precipitações seja maior com dia de nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para este domingo, a umidade mínima continua baixa, em 15%, mas a máxima aumentou e pode alcançar 75%.