[FOTO1]Uma fêmea de lobo-guará fugiu do Zoológico de Brasília na madrugada desta quinta-feira (16/10). O animal estava em tratamento no Hospital Veterinário do Zoo desde segunda-feira (14/10), quando foi resgatado pelo Batalhão Ambiental da Polícia do Distrito Federal (BPMA), e levado para o Zoo porque estava mancando.
A fundação Jardim Zoológico de Brasília informou, por meio de nota oficial, que o animal já estava em condições de voltar para a natureza. O lobo-guará ficou em quarentena e recebeu medicação na alimentação. Na quarta-feira (16/10), ele foi transferido para uma área externa para uma avaliação geral sobre a locomoção dele. Como o resultado foi positivo, o órgão ambiental foi avisado da possibilidade de soltura dele.
Porém, antes mesmo que o bicho fosse solto, durante a madrugada, ele fugiu. "A equipe do Zoológico acredita que ele tenha ido em direção a mata adjacente ao zoológico, área de 440ha que há ocorrência natural da espécie lobo-guará e que é cadastrada pelo Ibama como área de soltura", informou a fundação.
A equipe do zoológico fez buscas em toda a área interna, junto com o órgão ambiental, e decidirá se as buscas continuaram, tendo em vista que a soltura do animal já estava prevista.