; EDTECH MEETUP
PARA INOVAR NO ENSINO
Cerca de 800 pessoas, entre empreendedores, gestores educacionais, diretores, coordenadores, reitores, educadores e entusiastas da inovação no ensino, são esperadas hoje no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para a quinta edição do Edtech Meetup, considerado o maior evento do Centro-Oeste de inovação em gestão educacional. A programação do encontro, que vai das 14h à meia-noite, inclui uma feira de edtechs (startups ou empresas de base tecnológica que oferecem soluções inovadoras na área de educação), além de campeonato de pitches Sebrae like a boss, com apresentações rápidas e sucintas sobre as soluções oferecidas pelas edtechs a fim de atrair a atenção de investidores, parceiros e clientes. No palco principal, diversas palestras e um painel conduzido pela organizadora Nathália Kelday (foto), com nomes que são referências na educação inovadora: Eduardo Valladares (Descomplica), Rodolfo Bertolini (Celso Lisboa), José Pacheco (Escola da Ponte) e Clarissa Bezerra (Casa Thomas Jefferson). A Fundação Assis Chateaubriand é uma das apoiadoras do evento e estará com um estande da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, programa de empreendedorismo e inovação da entidade. Inscrições e informações: www.edtechmeetup.com.br.
; DROGAS
PROFESSOR É PRESO
Agentes da 9; Delegacia de Polícia (Lago Norte) prenderam um homem de 43 anos acusado de tráfico de drogas. De acordo com os investigadores, o suspeito usava o próprio carro, um Hyundai HB20 cinza para vender entorpecentes no Lago Norte e no Plano Piloto. Os policiais identificaram que o investigado é professor vinculado à Secretaria de Educação. Os investigadores encontraram o suspeito no Cruzeiro. Durante 30 dias, os policiais o monitoraram para analisar a atividade criminosa. Eles constataram que o homem era conhecido como O professor, por causa da profissão. Para os policiais, a posição social dele disfarçava o tráfico. O suspeito armazenava as drogas em envelopes de transferência bancária. Em endereços vinculados ao investigado, os agentes encontraram duas balanças de precisão, tesouras usadas para fracionar a droga e 15 porções de cocaína.
; SISTEMA PRISIONAL
VISITAS REAGENDADAS
A paralisação dos agentes de execução penal afetou as visitas sociais nas unidades prisionais do Distrito Federal. Por esse motivo, ontem, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) disponibilizou o calendário para reposição das visitas que não puderam ocorrer em 30 de setembro e em 1; e 2 de outubro. Novas senhas para as visitas deverão ser emitidas no site da Sesipe (visita.sesipe.df.gov.br). Elas serão disponibilizadas em 21 de outubro, para quem estava agendado para 30 de setembro; em 4 de novembro, para quem visitaria em 1; de outubro; e em 18 de novembro, para marcações de 2 de outubro. Para não haver prejuízo aos familiares, as visitas ocorrerão às segundas-feiras, dia diferente da programação das unidades prisionais. Normalmente, as visitas ocorrem às quartas e quintas-feiras. Os agentes de execução penal do DF entraram de greve em 30 de setembro e seguiram paralisados até 4 de outubro, quando a paralisação teve fim após reunião da categoria. Os agentes reivindicavam garantia do adicional de periculosidade, promessa de campanha feita pelo governador Ibaneis Rocha.
; SOBRADINHO 2
MORTES INVESTIGADAS
Duas pessoas morreram vítimas de arma de fogo em Sobradinho 2 entre a noite de segunda-feira e as 22h30 de terça-feira. Os casos são investigados pela 35; Delegacia de Polícia (Sobradinho 2). Na noite de terça-feira, um homem de 35 anos foi encontrado caído na AR 17, próximo a uma distribuidora de bebidas. Ele apresentava pelo menos oito perfurações à bala entre o peito e a cabeça, de armas de diferentes calibres, possivelmente um revólver e uma pistola, segundo a polícia. O corpo foi identificado pelo tio da vítima. Na segunda-feira, um jovem de 23 anos foi atingido por um tiro na cabeça na segunda-feira, próximo ao terminal de Sobradinho 2. A polícia informou que, de acordo com uma testemunha, um adolescente de 16 anos em uma bicicleta branca atirou na vítima.
; ARNIQUEIRA
OBRAS LIBERADAS
A nova região administrativa Arniqueira (foto) poderá receber obras públicas de infraestrutura. O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu autorização do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Antes, uma ação civil pública impedia a execução de projetos na região, mas o processo de regularização da cidade interferiu na decisão do Tribunal. Agora, há licenciamento para que órgãos como Terracap, Companhia Energética de Brasília (CEB) e Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) façam melhorias na região. Um dos problemas identificados pela Terracap é o alto número de ligações clandestinas de água e energia elétrica. O local tornou-se a 33; região administrativa do DF em 1; de outubro.