Jornal Correio Braziliense

Cidades

GRITA GERAL

Asa Norte
Espera por cirurgia no Hran

O vendedor Manoel Camelo reclamou da demora para conseguir um procedimento cirúrgico no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ele disse esperar por um procedimento para a retirada de uma hérnia de disco desde março deste ano, mas que sempre recebe a resposta de que está na fila, sem previsão de quando fará a cirurgia. ;Eu sou bem atendido, mas é difícil ficar esperando. Eu sinto muita dor no local da hérnia. Passei mal nesta semana e incomoda muito mesmo. Além disso, tenho o risco de a hérnia descer, porque ela já mexeu, e o médico diz que é mais arriscado se isso acontecer;, contou.

  • A Secretaria de Saúde informou, em nota, que está trabalhando para que todos os pacientes que aguardam por um procedimento cirúrgico sejam atendidos o mais rapidamente possível, e que na atual gestão do governo, a rede pública do DF registrou 39.162 cirurgias em 212 dias deste ano, o equivalente a 184 operações diárias. A pasta, no entanto, não forneceu informações específicas sobre a situação do leitor.


Cruzeiro
Mudança em linha de ônibus

A moradora do Cruzeiro Celina de Moraes, 50 anos, criticou a desativação da linha 168, que liga a região à Universidade de Brasília (UnB). Ela relatou que tem um filho que estuda na instituição e que utilizava o 168, mas agora está com dificuldades no uso da nova linha que substituiu a antiga. ;A linha que foi colocada não tem hora nem rota definida. O trajeto muda de acordo com o motorista;, relatou. Ela também questionou como são feitas as análises para mudanças de linhas e logísticas de transporte, afirmando que nem todas atendem à população.

  • A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que as linhas de ônibus do DF são definidas a partir de estudos técnicos e de campo, de modo que os ajustes são feitos a partir de pesquisas, além de análise de dados e sugestões dos passageiros. A Semob também afirmou que após avaliação da nova operação, determinou o retorno da programação antes feita pela linha 168, e que a Secretaria está sempre atenta às demandas da população.