Jornal Correio Braziliense

Cidades

Os melhores de 2019

[Com votos de júris popular e especializado, profissionais de arquitetura, design e paisagismo receberam troféus em cerimônia realizada ontem. Premiação teve a parceria do Correio Braziliense


Em parceria com o Correio Braziliense, a CasaCor Brasília premiou, na noite de ontem, os melhores ambientes da mostra, em cerimônia exclusiva para convidados. Patrocinado pela Eurobike, o prêmio consagrou grandes nomes da arquitetura, do design e do paisagismo em 13 categorias, quatro delas votadas pelo público (veja quadro).

Com o ambiente Espelhos da Alma, os arquitetos Hélio Albuquerque e Sonia Peres, que trabalham juntos há mais de 25 anos, levaram dois prêmios: Sonho de sala, pelo júri popular, e Melhor uso de obra de arte, pelo júri especializado. O espaço foi projetado em homenagem ao goiano João Caetano, dono de uma das principais lojas de design do país, a Arquivo Contemporâneo. ;Estamos muito felizes. A sensação é de missão cumprida;, disse Albuquerque.

Outro ambiente que faturou dois prêmios foi o Loft Gabbro, que conquistou o júri popular nas categorias Sonho de banheiro e Sonho de quarto. A dupla de arquitetos Guilherme Bussamra e Elisa Fraga utilizou um muro de gabião (feito com pedras) para dividir o espaço e torná-lo apreciável de qualquer ponto.

Bussamra não escondeu a alegria. ;Foi o nosso primeiro CasaCor, e começar ganhando um prêmio é muito gratificante. Mostra que estamos construindo um bom trabalho;, comemorou.

O projeto escolhido como o melhor desta edição foi o do veterano Ney Lima, que coleciona 21 participações na mostra e que, neste ano, apostou no Casa Capital, com a proposta de ser um ambiente integrado, tecnológico, com design diferenciado e minimalista, além de contar com um mobiliário exclusivo do renomado designer Jader Almeida. O espaço foi assinado com a arquiteta Walléria Teixeira. ;Quisemos mostrar que a nossa casa não é só um espaço entre quatro paredes, é também um espaço urbano, é o nosso planeta, a nossa cidade;, detalhou Lima.

O troféu dos prêmios da CasaCor ficou a cargo da artista plástica Iêda Jardim e consistiu em um prato de porcelana arredondado que buscou simbolizar o Planeta Casa, temática do evento. Na superfície do objeto, o desenho de um casal no interior de uma casa foi decorado com ouro 18. ;É de uso decorativo, apoiado a um suporte de acrílico. A transparência foi essencial para dar a ideia de leveza e a sensação de que o objeto está flutuando;, explica Iêda. A idealização do projeto contou com o arquiteto Leo Romano, que, inclusive, levou o prêmio do júri técnico de projeto Mais ousado, pela espaço Galeria Só Reparos.
*Estagiária sob supervisão de Marina Mercante

Os vencedores

Voto popular
Categoria: Sonho de banheiro
Vencedor: Loft Gabbro, por Guel Arquitetos

Categoria: Sonho de cozinha
Vencedor: Loft On Off Criare,
por Alf Arquitetura

Categoria: Sonho de quarto
Vencedor: Loft Gabbro,
por Guel Arquitetos

Categoria: Sonho de sala
Vencedor: Espelhos da Alma
; Estar das Artes, por Hélio Albuquerque e Sonia Peres


Júri especializado

Projeto mais original
1; Lounge Bar, por Ângela Castilho e Alex Rodrigues
2; Estúdio Melhor de Nós, por Juliane Vargas e Tainá Moi

Melhor paisagismo
1; Pavilhão São Geraldo, por Sainz e Marina Pimentel
2; Paisagem urbana, por Estúdio Paisagem

Melhor uso de obra de arte
1; Espelhos da Alma ; Estar das Artes, por Helio Albuquerque e Sonia Peres
2; Espaço convivência, por Yeda Garcia e Elaine Verçosa

Melhor projeto de iluminação
1; Casa finitura, por Déborah Pinheiro
2; Restaurante Arauco, por Studio Pippa

Melhor uso comercial
1; Galeria Janela, por Lez Arquitetura
2; Pausa e Prosa, por Projeto VI + LA

Prêmio Especial
1; Restaurante Arauco, por Studio Pippa
2; Loft Essência, por Helaine Caloête

Projeto mais ousado
1; Galeria Só Reparos, por Leo Romano
2; Lavabo Público, por Casulo

Melhor projeto
1; Casa Capital, por Ney Lima e Walléria Teixeira
2; Restaurante Arauco, por Studio Pippa

Menção Honrosa
Espaço convivência, por Yeda Garcia e Elaine Verçosa